21 de jan. de 2008

Encontro Estadual do Ministério para crianças em Ribeirão Preto/SP

Realizou-se de 24 a 26 de agosto de 2007, em Ribeirão Preto (SP), o I Encontro Estadual do Ministério para Crianças. Participaram do encontro, além dos 60 servos, 130 membros da RCC das dioceses do estado.


O encontro realizou-se no salão da Paróquia Cristo Ressuscitado e os participantes ficaram alojados no Colégio Vita e Pax, vizinho ao local.

Já na celebração eucarística de abertura D. Joviano de Lima Júnior, sss, arcebispo da arquidiocese dizia “podíamos tomar como tema para o Encontro estas palavras de Felipe (evangelho do dia Jo1,45-51): "VINDE e VEDE!", chamou os servos deste ministério de “anjos, mensageiros”, manifestou o seu desejo de que todos “nunca se cansem de proclamar a alegria da mensagem da salvação”, e que esse encontro fosse um momento de partilha para que crianças possam evangelizar crianças. Pe Marcos, que é vigário da paróquia foi o concelebrante. Ao final da celebração um momento de descontração onde os fantoches representando os celebrantes crianças entrevistaram os dois.
Hyde Flávia, coordenadora nacional do Ministério para Crianças, foi a pregadora oficial do evento. Relembrou o I Congresso Nacional do Ministério e enfatizou que o estado de São Paulo é referência para todo o Brasil e que este ministério é feito de gente que o constrói palmo a palmo, de “gente que dá a vida”. Contou a história do Menino Jesus de Praga, patrono deste ministério e questionou: onde vocês têm encontrado as nossas crianças? Como as têm encontrado nas famílias, escolas, em “escombros”? Hyde em outros momentos apresentou o ministério, seus objetivos (resgatar a descendência eleita, ouvir a criança), suas metas (exército de crianças evangelizando e mudando a sua realidade), a necessidade de que esse trabalho se amplie, e que o material usado esteja sempre em comunhão com a Igreja. Salientou a moção para o ministério: evangelizar por meio de brincadeiras, cantigas de roda, jogos, dinâmicas, abordou com detalhes a evangelização e levou os participantes a experiências profundas de oração, cura interior e descontração através de uma evangelização na linguagem apropriada à criança.
Foram apresentados alguns dos trabalhos realizados no estado:

1. Ana Paula e Gilmar, de Limeira – como formar Grupos de Oração para crianças, e a técnica de contar histórias.
2. Pedrinha (RP) apresentou um vídeo sobre o crime de aborto. Citou II Mc 8,1-6. Conclamou a que todos possam contribuir na formação de crianças santas. “Deus vai suscitar uma legião de homens daqui, além fronteiras”.
3. A Equipe Pedacinho do Céu apresentou o Teatro de Fantoches que encantou a todos.

4. No sábado à noite os participantes puderam voltar a ser crianças com os momentos de evangelização realizados pelos grupos das dioceses de Marília e Piracicaba (Santa Bárbara). Um trabalho realizado com um alto grau de qualidade, testemunhando que o Senhor capacita aqueles que Ele chama.

5. O Colégio São Francisco de Assis, mantido pela Associação Missão Arca de Noé, na cidade de Cruzeiro (SP), tem como lema “Escola e Família integradas na construção do homem novo”. Rosana que é pedagoga e dirige o Colégio, partilhou a história da escola desde a fundação, suas dificuldades, encontros e desencontros, e como esta obra nascida do coração de Deus, revelada e assumida por um grupo de pessoas, venceu as barreiras e pode hoje testemunhar seu trabalho na formação de crianças.

6. Antonio, da Comunidade Maria Mãe de Deus, São José dos Campos, representou a Editora ComDeus, falou do seu chamado, trabalho, e apresentou as publicações da editora especialmente direcionadas à evangelização de crianças.
7. Maria Marta, do Ministério de Comunicação Social do estado pregou sobre o tema para o Dia Mundial das Comunicações (maio/2007): “As crianças e os meios de comunicação social – um desafio para a educação”.


8. Representantes da diocese de Piracicaba também partilharam sua experiência com Grupos de Oração para crianças.

Estiveram presentes ainda as crianças do Terço Mirim Nossa Senhora de Fátima, do Parque Avelino Palma (RP), para conduzir a oração do terço. Este grupo conta com a freqüência de aproximadamente 30 crianças (chega a 50 nas festividades) e tem como coordenador Júlio César G. de Souza.Na celebração eucarística do sábado foi usada a liturgia própria para a celebração com crianças.

Ao final, Ana Paula, coordenadora estadual do Ministério testemunhou o seu chamado e fez o direcionamento para o estado, que estaremos disponibilizando em breve. Aguarde.

Fonte: http://www.rccsp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!