4 de out de 2019

27º Domingo do Tempo Comum (Lc 17,5-10) - Quanta fé é suficiente?

Quando chegamos à igreja, ouvimos falar muito sobre a fé. Nós lemos sobre a fé na Bíblia e cantamos músicas sobre a fé, mas o que é a fé? Quando dizemos que temos fé, isso significa que nós acreditamos que algo é verdadeiro, mesmo quando não podemos vê-lo. Eu ouvi uma história que pode nos ajudar a compreender melhor o que é fé.

Um dia, uma menina se perdeu na mata em uma fazenda perto de onde ela morava. O fazendeiro, proprietário do terreno encontrou a menina e disse-lhe: "Não tenha medo, eu vou levar você para casa"

A menina olhou para ele, e com um sorriso, disse: "Eu não tenho medo, eu sabia que você viria... Eu estava esperando por você"
"Esperando por mim?" disse o homem. "O que fez você pensar que eu estava vindo?"
"Eu estava orando para que você viesse." disse ela.
"Você estava orando?" perguntou o fazendeiro. "Quando ouvi você pela primeira vez, você estava apenas dizendo 'ABCDEFG'... O que significa isso?"
Ela olhou para cima novamente e disse: "Eu não tinha certeza do que dizer, então eu estava orando todas as letras do alfabeto e deixando Deus uni-las da maneira que Ele queria. Ele sabia que eu estava perdida e Ele sabia como juntar as letras melhor do que eu."
Mesmo que a menina não pudesse ver Deus, ela tinha fé que Ele a ama e cuida dela. Ela tinha fé que, se ela lhe pedisse para ajudá-la, Ele o faria.

Quanta fé é suficiente? Nós precisamos ter muita fé, ou será que apenas um pouco de fé? A resposta pode surpreendê-lhe!

Os seguidores de Jesus lhes disseram um dia: "Aumenta a nossa fé."
Respondeu-lhes Jesus: "Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: 'Arranque-se daí e plante-se no mar', e ela obedeceria a vocês". Você sabe o tamanho de uma semente de mostarda? Ela é tão pequena que você mal consegue vê-la!

Quando temos fé em Deus, não é uma questão de quão grande é a nossa fé, é uma questão de quão poderoso é nosso Deus, e com Deus tudo é possível!

BRINCADEIRAS:


ESCUDO DA FÉ - Faça um grande escudo de cartolina e deixe que as crianças desenhem uma cruz no meio e escrevam .  Faça dois furos na parte superior e passe um barbante, coloque sobre os ombros como um escudo. Podemos brincar falando momentos, acontecimentos em que precisamos ter fé (ex. doença, tristeza, medo, etc...).

CÍRCULO DE ORAÇÃO - Peça para as crianças sentarem em círculo e entregue para uma delas uma semente de mostarda (ou outra semente qualquer, se não achar a de mostarda), peça para que ela faça uma oração por ela mesma, por outra pessoa ou por uma situação.
Então ela vai entregar a pequena semente para outra criança, que vai fazer o mesmo. Continue até que todas tenham feito uma oração.


LANCHE - Morangos (banana ou kiwi) cobertos com chocolate. Deixe a criança falar sobre as pequenas sementes dessas frutas e aplicar a nossa Palavra de hoje!

CORRIDA DE REVEZAMENTO - Divida as crianças em equipes. Dê a cada criança uma vassoura pequena e uma "semente" para empurrar a semente até a linha de chegada. Deixe que cada criança em ambas as equipes tenham a chance de empurrar a semente com a vassoura.

CORRIDA DE SOPRO - As crianças sentam em um lado da mesa ou atrás de uma linha no chão. Elas terão cada uma um canudo e quando o evangelizador disser "VAI" as crianças vão ver quem pode soprar as sementes até o outro lado da mesa o mais rápido possível... ou até a linha de chegada no chão.


QUEBRA CABEÇA DA FÉ: O evangelizador pode ter uma imagem de uma semente de mostarda ou de um arbusto grande com o versículo da Bíblia impressa na imagem - corte em vários pedaços e dê como um quebra-cabeça em um envelope para cada criança montar e citar o versículo da Bíblia juntos.

EU ESCOLHO TER FÉ - Faça um cartaz ou desenhe na lousa uma árvore grande e bonita e um arbusto de  mostarda. Cada criança pode escrever seu nome no arbusto da mostarda se eles escolherem ter fé em DEUS. Orar pedindo a Deus mais fé para acreditar e confiar, pois Ele tudo pode!


Um comentário:

  1. Parabéns muito bem explicado e muito obrigada pela ideia. Vih Santos!!

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!