2 de jan de 2017

Epifania de Jesus (Mateus 2, 1-12)

SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO: Se pretendemos visitar alguém em outra cidade, podemos perguntar às pessoas como chegar lá, pedir-lhes para nos ensinar o caminho. Elas podem nos dar algumas direções e sugerir as melhores estradas para chegar. Outra coisa que podemos fazer é consultar um mapa. O mapa vai nos mostrar exatamente como chegar onde queremos ir. Enquanto viajamos, vamos olhando o mapa para ter certeza que estamos indo na direção certa. Se seguirmos as instruções que recebemos e use o mapa para nos guiar, com certeza vamos encontrar o caminho.
Depois que Jesus nasceu, alguns sábios, também chamado de Magos viram uma estrela no céu que eles acreditavam que anunciava o nascimento de um rei. Eles viajaram para Jerusalém e começaram a perguntar: "Onde está o rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. "
Herodes ouviu falar dos magos e de sua busca por um rei e ficou muito preocupado. Ele chamou seus sacerdotes e mestres da lei para uma reunião e perguntou: "Onde o Messias deveria nascer?" Os sacerdotes lhe informaram que o profeta Miqueias tinha indicado que iria nascer em Belém. Herodes, então, disse aos magos "Vão e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá adorá-lo."
Como você sabe, os magos não tinham mapa para guiá-los até Belém, mas tinham algo melhor, tinham uma estrela para dirigi-los. Assim, os magos, seguindo as informações que os sacerdotes tinham fornecido a Herodes e a estrela que Deus lhes havia dado para guiá-los, chegaram ao lugar onde Jesus estava. Quando o encontraram, deram-lhe presentes e ajoelharam-se diante dele e o adoraram.



Há muita pessoas (idosos, adultos, jovens e crianças) que ainda estão à procura de Jesus. Tem também pessoas que querem ajuda-los a encontrar Jesus (sacerdotes, pregadores, evangelizadores, catequistas...). Não há mapa para encontrar Jesus e não há uma estrela para seguir, mas temos a Bíblia. Podemos encontrar o caminho para Jesus lendo a Santa Palavra de Deus! A Bíblia é o mapa e a estrela que nos guia a Jesus. Todos nós podemos lê-la diariamente para ter certeza de que estamos indo na direção certa.

ATIVIDADE:

BRINCADEIRAS:

JOGO DA DIREÇÃO: Vendar uma criança e deixar que os outros lhe deem indicações para encontrar um objeto (é bom que seja uma Bíblia) em uma área designada. Uma criança de cada vez lhe dará uma dica de direção como, por exemplo: 4 passos para frente, 2 passos para trás, um passo para a direita, etc. Deixar que todas as crianças participem. Partilhar sobre a importância de seguir a "direção" para encontrar o destino, assim como na história de hoje.


CAÇA AO TESOURO: Pegue um pedaço de papel pardo, faça um pequeno "mapa" do local do encontro e amasse o papel para fazer com que pareça antigo. Peça às crianças que sigam as instruções para achar o  tesouro que foi escondido (a Bíblia). Partilhe com as crianças sobre seguir as instruções de Deus para nossas vidas.

3 comentários:

  1. Boa tarde . Amei a sujestao e irei aplicar com as crianças do nosso ministério . Ele vão amar

    ResponderExcluir
  2. Poxa no ministério do meu grupo de oração as minhas ovelhinhas são bebês de faixa etária de 2 a 3 anos queria brincadeira com faixa etária pra .eles...Se vocês pudessem me indicar.eu ia amar.ass: dyandra Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo postarei algumas atividades pra essa faixa etária.

      Excluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!