ROSAS PARA SANTA TERESINHA
- Uma imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus Grande.
- Várias rosas de papel ou E.V.A. ou artificiais...
- Em suas mãos, um pedaço de velcro ou fita dupla face onde devem ser colocadas as rosas.
- Os olhos das crianças devem ser vendados e elas vão tentar colocar as rosas no local certo, nas mãos de Santa Teresinha.
GOLF DE SÃO SEBASTIÃO
- O objetivo é colocar a bola que simboliza uma virtude.
- Cada criança tem uma ou duas chances de introduzir a bola no buraco.
- Devemos explicar às crianças que é preciso esforço para conseguirmos obter uma virtude e andar no caminho da santidade.
VIRTUDES TEOLOGAIS (CRISTÃS):
FÉ
ESPERANÇA
CARIDADE
VIRTUDES CARDINAIS (MORAIS):
PRUDÊNCIA
JUSTIÇA
FORTALEZA
TEMPERANÇA
Para saber mais sobre as virtudes leia AQUI
BOLICHE DE SÃO JOÃO BOSCO
- Garrafas pet coloridas ou encapadas (podemos colocar um pouco de água dentro pra fazer peso, dependendo do tamanho da bola).
- Uma bola comum ou bola de meia.
Nas garrafas deverão ser escritos os nomes de alguns pecados. Ex: ódio, inveja, mentira, egoísmo, vaidade, preguiça, falta de oração, ciúme, desobediência, etc.
O jogo é que cada criança tente derrubar o maior número de pecados. Você pode falar sobre a importância de vencer os pecados, de levar uma vida melhor, em santidade.
ACHADOS E PERDIDOS DE SANTO ANTÔNIO
- Uma caixa decorada com um buraco onde não dê pra ver o que há dentro, só caiba a mão das crianças.
- A criança tem 5 chances de pegar apenas objetos religiosos. Se é religioso, coloca de lado. Se não for, retorna para a caixa.
- Se conseguir pegar três religiosos, ganha o jogo.
Os variantes são ilimitadas: pode ser usado para reforçar as virtudes e os pecados, pode ser usado com os símbolos/cores do Querigma das Cores, etc.
DANÇA DAS CADEIRAS DOS SANTOS
Cada cadeira terá uma imagem de um santo(a)
Urna com os nomes desses mesmos santos(as) escritos em papéis.
Música
- Forme um oval com as cadeiras.
- As crianças devem rodear as cadeiras dançando no ritmo da música.
- Quando a música parar, as crianças sentam-se em uma cadeira.
- O nome de um santo(a) é removido da urna. Será que a criança que estava sentado naquela cadeira conhece a vida daquele santo? Se não souber falar nada sobre o santo, a cadeira é removida e o jogador sai. Se souber, continua na brincadeira.
- O jogo continua até que tenha apenas um vencedor.
Outra variação é dar um brinde para cada criança que sentar na cadeira do santo cujo nome ela está fantasiada.
PESCARIA DE SÃO PEDRO
Este jogo é para tentar pegar o maior número de peixes em um determinado tempo.
Outra variante é ter vários "aquários" e vence a criança que remover todos os peixes em primeiro lugar.
As instruções são bem básicas e não precisa de nenhum material muito sofisticado ou difícil de encontrar. você vai precisar :
- uma vara para cada jogador(pode ser um galho mesmo)
- fio, linha ou linha de lã
- um ímã
- plástico (você pode comprar folhas ou até mesmo improvisar com garrafa PET
- clipes
- furador
- Corte os peixinhos
- Fure e coloque os clipes em cada um dele
- Na vara amarre uma linha e, na outra ponta, prenda um ímã
- Amarre a linha no ímã mesmo
- Coloque os peixinhos numa bacia com água
Você pode usar para explicar as virtudes (que são alcançados através das dificuldades)
ABÓBORAS DE SANTO ISIDORO
O objetivo é para enterrar uma bola de (cor de laranja) em uma cesta.
Duas ou mais cestas de diferentes tamanhos são colocadas. Cada uma tem um valor diferente. Quanto menor, mais pontos vale, porque é mais difícil para acertar a bola.
Dê à criança três ou quatro bolas a serem jogadas a uma certa distância. Os pontos são contados e ganha quem fizer mais.
O objetivo deste jogo é para alimentar as ovelhas.
Faça uma tabela com uma ovelha desenhada em papelão resistente pintado e/ou E.V.A. Um buraco é feito na boca. Cada criança recebe uma bolsa com bolinhas ou grãos para alimentar a ovelha.
TIRO AO ALVO DE SÃO PATRÍCIO
Faça vários trevos (de papel, de E.V.A.) em tamanhos diferentes e cole na parede. Com uma arma de lançamento de dardos, as crianças tentarão acertar os trevos. Cada um tem um valor de acordo com o grau de dificuldade em acertar ele (tamanho, distância).
JOGO DE ARGOLAS DOS SANTOS
Decore algumas garrafas PET com a imagem de um santo(a) em cada uma. Para cada santo deverá ter uma argola. Se você não tiver argolas prontas, pode fazer com jornal. Faça uma marca a partir da qual as crianças lançarão as argolas. Elas não podem passar dessa linha com nenhuma parte do corpo. Cada uma deve jogar sobre as garrafas para tentar "colocar a auréola tem todos os santos"
Podemos falar da importância da intercessão dos santos.
Que maravilha...no nosso grupo vamos fazer a festa do céu. ...amei as brincadeiras...Deus abençoe e obrigado pela sua dedicacao
ResponderExcluirSensacional! Vou aproveitar para a festa em minha comunidade! Obrigada por partilhar conosco!
ResponderExcluirParabéns tia Paula, vc é a mais pura inspiração do Espirito Santo! Tudo muito criativo, obra de Deus na vida das crianças! Deus te abençoe sempre amada!
ResponderExcluirTia Kaká- Taubaté
Amo todos os santos, e essas brincadeiras são demais!
ResponderExcluirObrigada tia Paula, Jesus te abençoe!
Muito obrigada pelas dicas!!!! Que Deus continue te abençoando!!! Um abraço
ResponderExcluirAmei.
ResponderExcluirEssa semana vou fazer a festa de todos os santos na minha catequese que será uma festa a fantasia: cada um vestido de um santo... Mas me faltavam idéias para as brincadeiras ... agora eu encontrei . Muito obrigada por partilhar conosco. Que Jesus, Maria e todos os santos te abençoe.
ResponderExcluirSou catequista Luziene de Quatá - são Paulo
ResponderExcluirTia Paula, você tem alguma brincadeira ou dinâmica sobre Santa Luzia? DesDe já agradeço. Um abraço Fraterno Gisele Costa.
ResponderExcluirSó tenho essas, mas poderia ser algo como "cobra cega": Para esse jogo é necessário um lenço, uma faixa de pano para ser a venda e no mínimo 4 crianças para começar a ficar divertido, claro que quanto mais crianças estiverem brincando mais empolgante a brincadeira será. Para começar uma das crianças é escolhida para ser a Cobra-cega, ela é vendada e gira-se o seu corpo, de modo a desorientá-la. Os demais participantes correm ao redor dela, evitando ser tocado por ela.
ExcluirA Cobra-cega pode correr também, quando pegar alguém deve adivinhar quem é a pessoa que pegou, se conseguir adivinhar essa pessoa passa a ser a Cobra-cega, se não adivinhar continua sendo a Cobra-cega.
Amanhã vamos iniciar nossa catequese com o tema: Dia de todos os santos, vou fazer uma dessas brincadeiras. Gostei!
ResponderExcluirMuiiiito obrigada, estava procurando isso mesmo
ResponderExcluirDeus abençoe
Gostei muito ...
ResponderExcluir