14 de jun. de 2016

Ministério para Crianças promoveu I ERECRI Nordeste

 O ERECRI - Encontro Regional de Evangelizadores de Crianças, promovido pela Renovação Carismática Católica do Nordeste foi realizado de 03 a 05 de junho, na Escola Durmeval Trigueiro, em João Pessoa (PB). Nele, foi trabalhado o tema do ano para todo o Movimento no Brasil: "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36) e contou com,aproximadamente 250 participantes, além da presença de Hyde Flávia, coordenadora nacional do Ministério para Crianças, e de Tia Paula, do blog Ministério para Crianças.
A Santa Missa, momento sublime da nossa fé, foi a primeira atividade realizada na abertura do evento, presidida pelo Padre Joseilson (vigário da Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro) que em sua homilia frisou: "o céu é como se todos nós voltássemos a ser crianças". O padre falou também sobre a atitude do evangelizador: "se vocês querem evangelizar crianças, precisam pensar e agir como elas", disse.
Ao final da Missa, Julianne Leiros, coordenadora arquidiocesana; Anabelly Medeiros, coordenadora do Ministério para Crianças do estado da Paraíba e Hyde Flávia, coordenadora Nacional do Ministério, deram as boas-vindas a todos os estados que corresponderam ao chamado de Deus para vivenciarem este encontro. “A Paraíba hoje será a ‘capital’ nacional do Ministério para Crianças”, enfatizou Tia Hyde.
Na manhã do sábado (04), o ERECRI teve início com o Santo Terço seguido de um grande momento de louvor, animação e alegria que envolveu todos os participantes do encontro. Após um momento de espiritualidade, teve início a pregação realizada por Tia Hyde, a qual ressaltou que: "Crianças não aprendem com palavras, elas aprendem com cores e gestos". Por fim, a Coordenadora ressaltou a importância das cores na evangelização: "Eu não acredito em evangelizador de crianças sem cores no rosto", afirmou.
Dando continuidade ao cronograma, houve um segundo momento com a partilha da palavra. “Que o Senhor Jesus nos dê esse coraçãozinho puro e ingênuo que uma criança tem”, disse Tia Paula, membro da Equipe Nacional do Ministério para Crianças. Dentro da pregação realizou-se um forte momento de cura interior, onde o Senhor enviou a seguinte profecia: “Meus filhos, amai minhas crianças, como Eu amo a vós, elas necessitam de vocês”.
Na tarde de sábado foram ministrados Workshops com diversos ensinos: “Ministério para Crianças e Catequese; Missa para crianças”, “Menino Jesus no Litoral”, “Evangelização com Teatro”, “Cura Interior”, “Querigma”, “Plantar e Colher; Amigos de Deus”, “Evangelização de bebês”, “Como começar um Grupinho de Oração”, “Menino Jesus nas Ruas”, “Evangelização nos hospitais”, “Baladinha Santa”, “Música e Musicalidade” e “Brinquedos e Brincadeiras”.
A noite seguiu com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde, além de Adorar Jesus, as pregadoras ensinaram como adorá-Lo com as crianças. Em seguida, aconteceu uma Celebração da Palavra, presidida por Cleodé Lúcio, membro da equipe arquidiocesana da RCCPB. “Devemos aprender com o Menino Jesus para depois ensinar como Ele”, enfatizou.
Logo após, para encerrar o sábado, aconteceu a Noite Cultural com apresentações de dança e teatro de alguns Grupinhos de Oração da Região Nordeste, além da apresentação da Quadrilha Junina Flor de Lírio da Comunidade Lírios do Vale de João Pessoa (PB) e da Quadrilha da Salvação, conduzida por Enelyram Ferreira, Secretária da RCC Arquidiocese da Paraíba, Anabelly e Milton Henrique, Assessor de Dança e Teatro da RCCPB.
O domingo (05) teve início o Santo Terço e um momento de louvor e oração. Em seguida, aconteceram pregações com Hyde Flávia, Tia Paula e Anabelly Medeiros. Hyde Flávia falou sobre o Ciclo Carismático, ensinou como as crianças devem louvar as Três Pessoas da Santíssima Trindade e partilhou sobre a pregação, brincadeiras e dinâmicas em um Grupinho. “Usar as brincadeiras e dinâmicas com contexto, a fim de que a criança entenda o que será ensinado”, disse. Tia Paula falou sobre a espiritualidade Pentecostal, a formação, os projetos e a missão do Ministério.
Em seguida, Anabelly falou da importância de conhecer a família das crianças dos Grupinhos, ratificou sobre a necessidade dos evangelizadores não permanecerem apenas nos Grupos, mas saírem em missão e exortou os servos do Ministério para serem zeladores dos grupos e das crianças. “Nós precisamos dar algo às nossas crianças, mas algo para elas caminharem. Sejamos zeladores de nossos Grupinhos e das nossas crianças. Nós seguimos uma estrela e chegamos ao ERECRI e aqui aprendemos com o Menino Deus”, concluiu. Logo após, aconteceu um momento de oração, ministrado por Anabelly, Julianne Leiros e Enelyram Ferreira.
Por fim, a Missa de encerramento do I ERECRI foi presidida pelo Padre Valdezio Nascimento da Paróquia Renascer, em Cabedelo (PB). Ele falou sobre a alegria que os servos devem ter em evangelizar as crianças. “O Senhor nos deu essa missão e, embora seja árdua, não devemos perder a nossa alegria. Muitas vezes nós somos a última alternativa que essas crianças terão para serem curadas. Não podemos reprimir as atitudes das crianças, mas devemos ter paciência e sermos sinal do amor de Deus para elas”, disse. Fazendo uma ligação com o Evangelho do dia, o Padre concluiu a homilia dizendo que os evangelizadores das crianças devem ser sinal de esperança. “Temos que levar a esperança a tantas viúvas de Naim, levá-la no seio da sociedade. Devemos ser esperança para as nossas crianças”, ressaltou.
 
Mais: 

 Ministério para Crianças do Nordeste promove I ERECRI

“Sejamos zeladores de nossos Grupinhos e das nossas crianças”


FONTE: Ministério de Comunicação Social da RCCPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!