3 de ago de 2015

GRUPO DE ORAÇÃO DE CRIANÇAS (GOC) - VOCAÇÕES


REFLEXÃO PARA OS EVANGELIZADORES:
Antes de qualquer reflexão, é necessário que saibamos o que significa a palavra vocação. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra a fazer algo, a alguma coisa. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para medicina, música, artes, etc.. Depois ele foi adquirindo um significado religioso passando a designar o chamado de Deus.
Vocação sempre indica um chamado. E quem chama sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama.
Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade.
Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Deus não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, Ele chama para pedir alguma coisa, confiar alguma missão. O chamado de Deus é sempre um desafio:
1. Ao sermos chamados à vida, nos comprometemos a cumprir uma determinada missão que todos os outros possam viver bem.
2. Ao sermos chamados à fé, pelo batismo, nos comprometemos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem vivendo como irmãos.
3. Ao sermos chamados a qualquer estado de vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade.
Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (Mt 25,14-30).
As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.
Podemos dizer que, vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos:

1. oferta (chamado) de Deus;
2. resposta do homem;
3. compromisso com Deus e com o irmão
A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso SIM.
Vocação é descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em germe, em seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja sol para todos, vida para todos.
A vida não é feita só de momentos claros, nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. "A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões".
Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação.
Seguir uma vocação é buscar incansavelmente uma resposta aos próprios anseios.Todo homem é chamado a decidir-se, a assumir os valores descobertos em si e não poupar esforços para alcançar os objetivos propostos.
Não podemos nos esquecer da vocação primeira e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade! Todos somos vocacionados à santidade e fora desse caminho não temos como viver bem qualquer que seja a nossa vocação pessoal.
  
GRUPO DE ORAÇÃO DE CRIANÇAS - VOCAÇÕES (1 Coríntios 12, 4-27)

ACOLHIDA: Acolha as crianças com muita alegria, com um sincero sorriso e um grande abraço (algumas crianças só tem essa experiência no dia do grupinho).

ORAÇÃO INICIAL: Reze uma dezena do terço ou a Coroinha do Menino Jesus ou o terço querigmático ou ainda o terço bizantino da criança

ANIMAÇÃO: Cantar duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalizar com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.

ORAÇÃO: 1º) Louvor a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).
2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orar em línguas)
3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus
4º) Profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)
5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).

PALAVRINHA:  Leia e medite na sua Bíblia 1 Coríntios 12, 4-27, escute o que o Senhor que falar para as crianças. No dia do GOC leia na Bíblia infantil ou conte a história com suas palavras.

PREGAÇÃO: Material necessário: sementes, vela, sal e lanterna, jarro com vários tipos de flores, bíblia.

Crianças, a Palavrinha de hoje nos diz que somos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Assim como o olho é para ver, os ouvidos para ouvir, os pés para caminhar... cada um de nós tem uma função na Igreja. Deus nos chama e esse chamado é a nossa vocação!
O primeiro chamado que Deus nos faz é à vida! (Mostre as sementes) Somos chamados por Deus a viver em comunhão com Ele, conosco e com os irmãos. (Distribua as sementes entre as crianças) Com estas pequenas sementes, agradecemos a Deus o dom da vida e, hoje, com muito carinho oferecemos ao Senhor essa pequena plantinha que somos nós, que aos poucos vai se tornando forte e mais tarde dará muitos frutos para a comunidade!
Deus também chama todos nós à fé!(Mostre a vela acesa) Pelo batismo somos chamados a seguir os ensinamentos de Jesus, a viver como Ele viveu. Com esta vela, agradecemos a Deus o dom da fé e pedimos ao Senhor que não deixe que jamais se apague em nós a chama de Seu Amor. Que sejamos luz como Ele é, e iluminemos os caminhos dos nossos irmãos!
Deus nos chama a um estado de vida (Mostre o desenho) Por fim, Deus nos chama a viver um estado de vida (Sacerdotal, religiosa ou leiga/matrimonial) As capacidades e os dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros.
- O padre dedica sua vida e seu tempo para anunciar a Palavra de Deus e alimentar os fiéis com os sacramentos
- As religiosas e religiosos se consagram a Deus vivendo a pobreza, a castidade e a obediência. É a doação de toda a vida para o bem dos irmãos e irmãs.
- Os cristãos leigos são chamados a ser sal que dá sabor, luz que ilumina, e fermento na massa que faz crescer o amor, a solidariedade e a fraternidade na família, na escola, no trabalho, em todos os lugares em que vai. Eles podem viver a vida consagrada ou matrimonial.


(Mostre a Bíblia aberta) Cada uma das vocações tem a missão de anunciar a Palavra de Deus. Esse anúncio é tarefa de todos, guiados pela luz do Espírito Santo.
(Mostre o vaso de flores) Podemos comparar as vocações a um jardim florido, cada flor enfeita, perfuma, tem seu próprio colorido e todas recebem de uma mesma terra e dão flores diferentes. Podemos dizer como nos diz São Paulo: "Existe dons diferentes, mas é o único e mesmo Espírito que realiza tudo em todos" (1Cor 12,4).
Todos nós somos chamados a descobrir qual é nossa missão. Sabemos que existem muitas formas de seguir Jesus. Todas são importantes. Ao lembrar cada uma das vocações, abrimos nosso coração para que o Espírito Santo ilumine nosso caminho e assim sejamos capazes de ajudar mais e melhor nossa comunidade.

Oração: “Espírito Santo, nós te agradecemos por todas as vocações. E hoje te pedimos que nos ajude a viver teu chamado e a escutar tua voz que nos convida a te seguir.
Espírito Santo, nós te pedimos pelos religiosos e religiosas: que muitos jovens sintam em seu coração o ardente desejo de deixar tudo para te seguir numa vida casta, pobre e obediente.
Dai coragem a todos os cristãos leigos(as) que testemunhem o teu amor no mundo.
Espírito Santo, que desceste sobre os Apóstolos e Maria, Mãe de Jesus, olha a tua Igreja que hoje tem especial necessidade de sacerdotes santos, que vivam a alegria do chamado. Nós suplicamos que abra o coração dos jovens para ouvir tua voz.”  Amém!

PARA COLORIR: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!