18 de mai. de 2015

Pregação e atividades para Pentecostes

PALAVRA: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. Ato dos Apóstolos, 2, 1-4

PREGAÇÃO: Vocês sabem o que é isso?
Isso é uma Biruta! As birutas são instrumentos bem simples que medem a direção e a velocidade do vento. Elas são construídas por um cone de tecido com duas aberturas, uma em cada ponta, onde a maior dela (base do cone) fica acoplada num arco de metal. Além da meteorologia, elas são muito utilizadas em aeroportos, orientando os pilotos em decolagens e aterrizagens, pois essas manobras são feitas de forma mais fácil quando se está contra o sentido do vento. A velocidade do vento também pode ser “medida”: se a biruta está retinha, o vento está forte. Se está meio “caída”, o vento está fraco.

Ninguém pode ver o vento, mas sabemos que o vento está lá porque a biruta nos mostra isso. O vento é muito importante para nós. Quais são algumas das maneiras que o vento nos ajuda?

• Ele nos refresca quando está calor.
• Ele ajuda a limpar a poluição do ar que respiramos.
• Ele pode ser transformado em energia elétrica para o uso em nossas casas.

No próximo domingo a Igreja celebra Pentecostes. Foi no Dia de Pentecostes, quando Deus enviou o Espírito Santo à Igreja. A Bíblia nos diz: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Ficaram todos cheios do Espírito Santo”.

O Espírito Santo é como o vento. Nós não podemos vê-lo, mas sabemos que Ele está lá porque podemos ver os efeitos de seu poder em nossas vidas. O Espírito Santo é muito importante para nós. Quais são algumas das maneiras que o Espírito Santo nos ajuda?

• Nos conforta quando estamos tristes e sozinhos (João 15, 26).
• Ele orienta no caminho para a verdade (João 16, 13).
• Ela ajuda quando você não sabe como orar (Romanos 8, 27).
• Ele vive em nós e nos dá a vida (Ezequiel 37, 14).
• Ela mostra as coisas boas que Deus tem para nós (1 Coríntios 2, 9-11).

Assim como a biruta se movimenta conforme a direção do vento, nós nos deixamos levar pelo sopro do Espírito Santo! Somos gratos por todas as maneiras que o vento nos ajuda, mas nós sentimos ainda mais gratidão por todas as maneiras que o Espírito Santo nos ajuda a cada dia. Você pode dizer: "Ele é o vento e eu sou a biruta!"

“Querido Pai, nós te agradecemos por enviar o teu Espírito Santo para nos confortar, ajudar, fortalecer e guia-nos! Em nome de Jesus. Amém”.

ATIVIDADE:
Faça uma biruta com as crianças

Clique para saber como fazer a biruta: AQUI

Desenho para colorir





2 comentários:

  1. Bom dia, que DEUS continue te iluminando. Amei as suas publicações. Sou catequista e encontrei uma fonte de bençãos e graças para evangelizar.
    DEUS TE ABENÇOE.
    Ana Magda/ Cidade de Santa Luzia/MG

    ResponderExcluir
  2. Q legal...gostei muito e gostaria muito que me enviasse sempre ideias catequese infantil sementinha.pois estou começando agora

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!