5 de fev de 2014

Sal da terra e luz do mundo - Atualizado

Palavra: Mateus 5.13-16

Objetivo: Conscientizar as crianças de que sua função como sal é temperar a vida das pessoas, e como luz, refletir o brilho de Jesus através de suas atitudes.

Leve saquinhos individuais de pipoca SEM SAL.

Distribua às crianças. Observe suas reações e comente. Eles certamente irão comentar: - "Tá ruim! Tá sem sal". Então coloque umas pitadas de sal nas pipocas.
Certa vez Jesus falou a seus discípulos que eles eram o "sal da terra". 

Abra a sua Bíblia em Mateus 5, 13 e leia.
Ser "sal da terra" é ressaltar o lado bom das pessoas e da vida. Além de salgar os alimentos o sal também é importante para conservar os alimentos. Sem a presença de Jesus, somos corrompidos pelo mundo, mas em Cristo nos tornamos um elemento capaz de ajudar na salvação de um mundo que perece.
O sal dá sabor a todos os alimentos. "O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Hoje temos a geladeira e não imaginamos o quanto era difícil conservar a comida comprada com esforço, que seria utilizada na próxima refeição ou no dia seguinte. Sem o sal, os alimentos são insípidos (sem sabor). 


Agora vamos ler Mateus 5, 14-16
Utilize uma vela ou uma lanterna. Fale sobre a luz (vejam como a luz dessa vela brilha!), mas SEM ACENDÊ-LA. As crianças vão falar que a vela não está acesa. Acenda a vela e diga que a Bíblia nos diz que temos que deixar nossa luz brilhar. Para nossa luz brilhar, nós precisam estar conectados a Deus (precisamos ser acesos pelo fósforo). Devemos ser conectados à fonte do poder de Deus e precisamos preparar-nos para Jesus. Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando vamos à igreja para rezar, adorar, louvar e estudar a Palavra nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira que refletimos que temos Jesus em nossos corações.

Sem a luz nossa vida na terra seria impossível. Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo, participamos da luz que vem Dele. Devemos ser luz brilhando na escuridão.
 Atividade:










4 comentários:

  1. Ola amada que a alegria do Senhor seja nossa Força!
    adorei seu blog achei o que exatamente encontrava.. Sou catequista de crianças de 04 a 06 anos.
    Natalia

    natalia.alvesdesouza91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Amei, vou utilizar na nossa turminha aqui nos Estados Unidos.... que Deus te abencoe hj e sempre.
    Janaina

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a Paz de Jesus e o Amor de Maria. Você teria o resultado final dá atividade, queria ver como fica colado, o saleiro e a lâmpada, quero fazer amanhã com minhas crianças, obrigada.

    ResponderExcluir

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!