29 de set de 2011

A cidade dos bichos

Tema: Viver em comunidade
Objetivo: descobrir como é bom viver em comunidade
Dividir as crianças em grupinhos e cada grupo será uma família da cidade dos bichos, eles devem dramatizar a estória

Sr. João de Barro todos os dias acordava bem cedo pra construir sua casinha; ele juntava terra com a água, mexia bem com o biquinho e com esse barro ele fazia as paredes de sua casa. Ele e sua família moravam em cima do pé de laranja, ele era um ótimo construtor, o melhor pedreiro da floresta.
Na floresta tinha também uma linda família de coelhos que adoravam se exibir com suas novas roupas, todos os dias os filhos da Sra. Coelho desfilavam um modelo novo de roupa costurada pela mamãe. Sr. Dentuço ficava todo orgulhoso porque seus filhos eram os bichinhos mais bem vestidos da floresta.
Mas bichos esforçados eram os gambás! Todos da família levantavam muito cedo e iam pra roça, plantavam milho, arroz, feijão, abóbora, morangos, a mesa deles era a mais farta e os filhos da família gambá eram os mais saudáveis.
Os outros bichos viviam felizes sem se importar com ninguém, comiam  frutas e plantas que nasciam na floresta e dormiam da maneira que a natureza lhes provia.
Um dia um vendaval  muito forte passou pela floresta destruindo tudo, por sorte ninguém se machucou, mas as árvores foram todas derrubadas.
João de barro tratou logo de arrumar um tronco de árvore caído no chão e começou a construir uma nova residência.
Os outros bichos tremiam de frio e sem lugar para dormir e nem o que comer, começaram a chorar  e pensar o que seria deles.
Mas a ovelhinha teve uma idéia!
Podemos pedir ao João de Barro que construa uma casa para nós, afinal ele é um excelente pedreiro, barro tem bastante, vamos lá pessoal!
E foram! Mas João de Barro disse que não poderia porque quando terminasse de construir sua casa ele iria voando procurar alguma coisa pra seus filhos comerem, pois eles estavam desde cedo ajudando na construção da casa sem comer nada!
Aí a família de gambás propôs uma troca, eles buscariam o alimento que eles tinham guardado num lugar bem enterrado, no alto da floresta para quando chegasse o inverno, e dividiriam com o João de Barro em troca de uma casa. E em troca de roupas pra esquentar sua família, dividiria também com os coelhos!
A ovelha e suas irmãs doaram lã para confeccionar roupas bem quentinhas.
E assim, João de Barro e toda sua família, que eram bons construtores, construiu casa por casa, de cada família de bichinhos da floresta, cada um partilhando aquilo que tinha com os demais e todos tinham casa pra morar, roupa pra vestir, comida farta na mesa todos os dias e o mais importante, no final do dia  eles se reuniam no meio da cidade dos bichos, pra cantar e partilhar como fora o dia de cada um. Depois brincavam, dançavam e cantavam até a hora de dormir!

Escrita por:
Marli Rodrigues Duque Borges
Ministério para crianças – Grupo de Oração S. Vicente de Paula - Americana/SP

Figuras para ilustrar a estória:






Que tal fazer máscaras com as crianças?




Fonte: Google Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!