21 de jun. de 2015

Brincadeiras que evangelizam

BARCO BÍBLICO

Sente as crianças em círculo, dê um barco de papel para que passem enquanto a música estiver tocando, quando a mesma parar, quem estiver com o barco deverá sortear uma pergunta sobre coisas da Bíblia, do grupinho, etc. e fazer para qualquer integrante de outra equipe.


OVELHAS E LOBOS

Deixar uma área neutra, onde os lobos não poderão pegar as ovelhinhas. Separe as crianças em dois grupos, um  para formar o time das ovelhinhas e o outro o dos lobos.  Coloque uma música para tocar bem baixinho, as ovelhinhas saem para passear. Quando aumentar o  volume da música, os lobos saem para tentar pegar as ovelhinhas, que deverão voltar correndo para o local neutro. A ovelhinha que for pega vira lobo.

PESCARIA BÍBLICA

Confeccionar varas de pescar com bambu, barbante, clipe para ser o anzol e “peixes” de E.V.A. (bem colorido, com um saquinho de doce colado atrás e no saquinho cole uma tirinha com uma pergunta sobre a história). Prenda um clipe em cada peixe para facilitar a pesca e encaixe-os numa bacia ou caixa de papelão com areia. Cada criança deverá pescar um peixe, mas para poder ficar com ele e com o saquinho de doce  precisa responder corretamente a pergunta que consta em seu verso. Vence a equipe que conseguir juntar o maior número de peixes (dê um doce  para os que não conseguiram acertar a pergunta e incentive os que ganharam dividir seus doces com aqueles que não ganharam).

JOGO DE TABULEIRO GIGANTE

Elabore cartões com perguntas sobre a história contada. Divida a classe em equipes. Sorteie uma criança de cada equipe para ficar no tabuleiro. Um dos componentes da equipe joga o dado, sorteia uma pergunta, se acertar a resposta a criança que estiver no tabuleiro anda o número de casas correspondente caso contrário permanece no local. Ganha a equipe que chegar primeiro ao fim do tabuleiro.

JESUS SALVADOR

Uma pessoa esconde a cruz e grita:
"JESUS SALVADOR, quem achar tá achado". Em seguida todos começam a procurar a cruz. À medida que os que estão se aproximando do lugar onde está a cruz, a pessoa que escondeu grita: "Tá quente". Se vão se distanciando do lugar, grita: "Tá frio". Aquele que encontrar a cruz primeiro é que vai escondê-la da próxima vez.
Pregação: Partilhar com as crianças: o que você sentiu quando achou a cruz? Jesus é o verdadeiro tesouro e quem encontrou o tesouro, encontrou o motivo de viver.

QUEIMADA

Tema: pescadores de homens
Material: Bola, espaço grande riscado no chão.
Objetivo: Queimar (evangelizar) o maior número de pessoas para Deus.
Regras da Queimada comum.
1 – Dividir a turma em 2 grupos: Grupo A – Evangelizadores / Grupo B – Os não evangelizados.
2 – Os do Grupo A serão avisados de que deverão trazer para Jesus as pessoas do outro grupo.
3 – Os do Grupo B não saberão que são os não evangelizados.
4 – Quando os do grupo B forem queimados, os do Grupo A farão uma grande festa.
5 – Quando os do Grupo A forem queimados farão parte do "Céu-Exército de Deus", estarão assim contribuindo para a construção do Reino.
6 – Só ao término da brincadeira conta-se para o Grupo B a intenção do jogo.
Pregação: O mundo sempre quer nos impedir de ficarmos no time de Deus, tentam "nos queimar", levar ao pecado. Os não-evangelizados vivem esquivando-se das chances de conhecer Jesus, é preciso tentar várias vezes até sua conversão.

BATATA QUENTE

Em círculo, à voz de comando, passa-se a "pecado" com todos cantando: "Por hoje não, por hoje não, por hoje não... Pecou!". Com quem parar o "pecado" este sai da brincadeira. Assim sucessivamente até o último que ficar, que será o vencedor.
Pregação: Esforçar-se ao máximo em atenção para não pecar (a "batata" é o pecado). Quem está em pecado precisa confessar, por isso fica fora e quem ficar por último é o vencedor porque evitou pecar.

PASSAR JESUS

Tema: Acolher Jesus
Material: uma medalha de Jesus
1– Todos em círculo de mãos postas.
2– Um jogador no centro vai passando a mão entre as mãos dos jogadores com a medalha e deixa com um dos participantes.
3– Pergunta aos outros participantes: "Quem está com Jesus?" Este, se acertar vai passar a medalha, se errar deve-se orar para também perceber onde está Jesus.
4- Cessar quando acabar o interesse.
Pregação: Valorizar a presença de Jesus em nossas vidas.

LENÇO ATRÁS


Tema: O amor de Deus está sempre batendo a nossa porta (Apoc 3,20). É preciso estarmos atentos e vigilantes. (Mt 26,41).
1- Todos em círculo virados para o centro.
2– Um circulando do lado de fora da roda com um lenço, até deixá-lo cair atrás de alguém.
3– Este deverá pegar o lenço no chão e tentar pegar quem o colocou antes que ele alcance o seu lugar.
4– Se for apanhado vai para o "choco" (dentro da roda).
5– Quando for colocado o lenço atrás de um distraído quem está no "choco" poderá pegá-lo e este irá para o choco no seu lugar.
Termina quando acabar o interesse das crianças.
Pregação: Jesus quer nos dar a paz. A correria do mundo nos faz deixar as coisas de Deus. A vigilância nos faz ficar atentos ao que acontece a nossa volta, onde o amor de Deus se manifesta.

AVIÃO

Objetivo: Incentivar a imitação de Cristo
Crianças dispersas a vontade, uma destacada: “o míssil”.
Desenvolvimento: A um determinado sinal, o elemento destacado sai em perseguição dos colegas imitando um avião. Aquele que se vir em perigo de ser apanhado, pára equilibrando-se num pé só e eleva os braços lateralmente fazendo a figura de um avião. O perseguidor não poderá pegá-lo enquanto ele estiver nesta posição. Quando o "míssil" conseguir apanhar uma criança ela irá substituí-lo.
Pregação: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados". (Ef 5,1)

ESTÁTUA

Todos dançam ao som de uma música (de preferência uma do Cantinho da Criança), quando a música parar de tocar todos devem ficar paralisados como uma estátua, não pode mexer nada. Sai aquele que se mexer. A brincadeira continua até ficar apenas uma criança.
Reflexão:
Quando deixamos de ouvir a voz de Deus ficamos paralisados (no medo, na tristeza, na dor, no sofrimento, etc.).

NOÉ, POSSO ENTRAR?

Tema: arca de Noé.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho. Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?" O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho". Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente. E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.

TOMÉ, ONDE ESTÁ A SUA FÉ?

Tema: o discípulo Tomé.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: papel e canetas.
Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer: "Jesus está presente e vivo no meio de nós!"
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: "Mestre, é você mesmo!"
Se a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo: "Tomé, onde está a sua fé?".
Repita a brincadeira umas poucas vezes e encerre antes que as crianças percam o interesse

BOLICHE DE JESUS

Tema: Só Jesus Salva.
Material: garrafas pet coloridas ou encapadas, uma bola comum ou bola de meia. Nas garrafas deverão ser escritos sentimentos maus. Ex: ódio, inveja, mentira, egoísmo, vaidade, preguiça, falta de oração, ciúme, desobediência, etc.
Durante o jogo, esse sentimentos citados serão derrubados por Jesus (bola). Quem conseguir derrubar todas as garrafas (strick), atinge a salvação.


NÓ HUMANO

Tema: integração, contato físico, resolução de problemas.
Duração: 10 minutos.
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem que está a seu lado direito e a seu lado esquerdo e frise bem que "Não pode esquecer, nem trocar!".
Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que parem onde estão.
Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve ter um amontoado de gente.
Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo.
Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido, quem termina certo, etc..).
Reflexão
Depois do jogo, proponha uma reflexão: Alguns terão que fazer um esforço maior que outros, mas todos terão que fazer a sua parte. Esta dinâmica chama a atenção para a mensagem de que, se o trabalho em grupo é planejado, tudo funciona melhor, e o resultado certamente será positivo.

VIGIAI E ORAI

Material: Uma bola
Preparação: As crianças formam um círculo bem grande conservando bastante espaço entre si. Uma delas recebe a bola.
Desenvolvimento: Ao sinal de início, a bola vai ser passada de uma em uma à volta do círculo, o mais depressa possível, sem faltar ninguém. A certo apito ela é mandada na direção contrária sem perda de tempo. Os sinais são dados a intervalos irregulares, ora demorados, ora seguidos com rapidez para exigir atenção contínua dos jogadores. Quem não obedecer prontamente a ordem e não arremessar a bola depois do sinal, paga uma prenda. A vitória é dos jogadores que termina a brincadeira e não pagam prendas.

CORRIDA DOS CARTÕES

Determine uma linha de partida, onde as crianças ficarão lado a lado. Tenha em mãos um cartão verde, um cartão amarelo e um cartão vermelho. Quando você mostrar o cartão verde elas darão passos ou correrão ou saltarão até a linha de chegada. Mas quando você mostrar o cartão amarelo elas deverão parar onde estão e aguardar até que você mostre o cartão verde novamente. As crianças deverão ficar atentas aos cartões, aquela que não parar assim que o cartão amarelo for mostrado ou não sair do lugar quando você apresentar o cartão verde, receberá cartão vermelho e deverá sair da corrida. Você pode aumentar a velocidade na apresentação dos cartões para dificultar ou ainda repetir o cartão por 2 ou 3 vezes seguidas e assim até que cheguem ao ponto de chegada.
Fale sobre o PERDÃO e permita que TODAS as crianças retornem ao jogo para mais uma partida.

QUERIGMA

Preparação: Crianças em círculo. Cada criança recebe o nome de uma das cores do Querigma por ordem: amarelo, preto, vermelho, verde, branco e azul. No centro traça-se um círculo menor.
Desenvolvimento: O evangelizador inicia o jogo dizendo o significado de uma das cores. Ex: “Deus ama você”. Todas as crianças que representam o significado de amarelo devem ir para o círculo central. “Cuidado com o pecado”, todas as crianças que representam o preto devem ir para o círculo do centro. A criança que errar deixando de ir quando o significado correspondente à sua cor, ou indo fora do tempo sairá do jogo até que outro erre salvando-o.

O PASTOR CONHECE AS SUAS OVELHAS

Material: Um lenço
Formação: De mãos dadas as crianças formam um círculo. No interior deste permanecerá um jogador com os olhos vendados.
Desenvolvimento: O círculo gira para a direita ou para a esquerda. Quando o jogador do centro bater o pé no chão o círculo para de girar. A criança do centro aponta para um jogador e este dirá: “Jesus é o meu pastor!”. O do centro terá que o reconhecer pela voz, dizendo o seu nome. Caso erre, ainda terá o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando, o que foi apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda, do contrário, o jogo prosseguirá até que o do centro, fazendo novamente parar o círculo mencionar acertadamente o nome do companheiro.

DANÇA DAS CADEIRAS AO CONTRÁRIO

De acordo com o número de participantes, coloca-se 3 ou 4 cadeiras a menos em círculo viradas para fora. Por exemplo: 10 participantes – 6 cadeiras. Toca uma música e quando esta parar todos sentam, quem conseguiu sentar nas cadeiras deverá ajudar os que ficaram de pé a sentar também, aí vai da criatividade dos participantes, no colo, pendurado na cadeira... E assim continua a brincadeira sempre tirando as cadeiras de uma em uma até que fique só uma e todos os participantes consigam se agrupar nela.
Assim como essa cadeira é a nossa comunidade de fé, precisamos acolher os irmãos com amor em vez de excluí-los ou de ser egoísta e não se importar com quem ficou de fora. Aproveite do que acontece na brincadeira para tirar lições, às vezes alguém cai, então precisa da ajuda dos irmãos para levantar. Ás vezes a cadeira quebra (a comunidade se desune ou acontecem fatos que a “derrubam”), é necessário a ajuda de todos para consertá-la ou trocar (reconstruir).

PASSAR AMOR

A brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus, etc.
Material: Confeccione um coração em cartolina num tamanho que fique escondido no meio das nossas mãos ou use um coração em prata (pode-se escrever Jesus no centro do coração).
Desenvolvimento: Essa brincadeira na verdade é o conhecido Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que vai passar o coração. As outras sentam-se lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte. Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergamos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.


JOGO DA VELHA

Tema: aliança do cordeiro
Material: giz ou tijolo para riscar
Objetivo: Fazer três marcas seguidas no desenho ou vertical, horizontal ou diagonal

Regras: 1- Dois jogadores: um joga com o símbolo da cruz (+) outro com a aliança (O)
2- Um de cada vez ir colocando seu símbolo nas casas tentando fazer três seguidos e, ao mesmo tempo, evitando que o outro faça.
3- Completando as nove casas do desenho, se os jogadores não conseguirem formar três símbolos seguidos é a velha aliança e ninguém ganha ponto.
4- Ao conseguir formar três símbolos seguidos é a nova e eterna aliança.acaba a partida e este ganha o ponto.
5- Após nove partidas ganha quem tem mais pontos.
Pregação:Deus ensinou três vezes a alianças com seu povo no velho testamento:
1° Através de Noé (Gn 9, 11-13) sinal: arco-íris.
2° Através de Abraão (Gn 17, 9-14) sinal: circuncisão.
3° Através de Moisés (Ex 19, 1-6) sinal: mandamentos
Um cordeiro era morto para celebrar a aliança. Jesus é a nova e eterna aliança. Fez-se cordeiro pascal: é a aliança definitiva. Hebreus 9 e 10.


MANCHA OU PONTO

Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.

Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51

MEU CORPO É TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO

Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 20 minutos.
Material: 2 folhas de papel para cada participante, canetas hidrocor, fita adesiva, cola e tesoura.
Descrição: Cada membro do grupo deve desenhar em uma folha de papel uma parte do corpo humano, sem que os outros saibam.

Após todos terem desenhado, pedir que tentem montar um boneco ( na certa não vão conseguir pois, Terão vários olhos e nenhuma boca… ). Em seguida, em outra folha de papel, pedir novamente que desenhem as partes do corpo humano (só que dessa vez em grupo). Eles devem se organizar, combinando qual parte cada um deve desenhar. Em seguida, após desenharem, devem montar o boneco.
Terminada a montagem, cada membro deve refletir e falar sobre como foi montar o boneco. Qual a importância de cada parte do corpo, conduzir um momento de oração agradecendo a Deus pelo membros do nosso corpo. Cada um pode rezar em voz alta agradecendo a parte do corpo que desenhou… por exemplo: Obrigado Jesus pela minha boca, pois com ela posso me comunicar…
Tem como objetivo levar as crianças a trabalharem em grupo, fazendo essa atividade valorizar o corpo que é templo do Espírito Santo.

30 comentários:

  1. Muito boas as atividades!! Gostaria de saber se há alguma sugestão para se trabalhar sobre Lucas 1, 57 e seguintes Que trata do Cântico de Zacarias. Obrigada!

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  2. Amei todos! Ajuda muito! <3 Deus abençoe grandemente você irmã...

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  3. Amei as atividades e a forma q podemos utilizar. Na verdade são brincadeiras, que grande parte conhecemos, porém muitas vezes não sabemos como utilizar, em qual e como podemos utilizar a passagem bíblica! Ótimas dicas!!

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  4. Amei as atividades! São brincadeiras que muitas já conhecemos, mas não sabemos como utilizar, em qual tema ou passagem bíblica e aqui foram várias dicas! AMEI!!!!

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  5. essas dicas são valiosas.Deus abençoe!!!!

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  6. bom dia tia Ana Paula,estou precisando de uma dinamica sobre o Amor de Deus será que vc teria?

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    1. Veja nesse link: http://cristoreigrupodeoracaodecrianca.blogspot.com.br/2011/09/grupo-de-oracao-040911-tema-querigma.html

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  7. Bom dia paz de jesus ,vc tem alguma brincadeira ou dinâmica sobre a cor vermelha jesus na cruz.desde já obrigada

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    1. JESUS SALVADOR

      Uma pessoa esconde a cruz e grita:
      "JESUS SALVADOR, quem achar tá achado". Em seguida todos começam a procurar a cruz. À medida que os que estão se aproximando do lugar onde está a cruz, a pessoa que escondeu grita: "Tá quente". Se vão se distanciando do lugar, grita: "Tá frio". Aquele que encontrar a cruz primeiro é que vai escondê-la da próxima vez.
      Pregação: Partilhar com as crianças: o que você sentiu quando achou a cruz? Jesus é o verdadeiro tesouro e quem encontrou o tesouro, encontrou o motivo de viver.

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  8. Gente amei todas!😍
    Mas só não entendi á: "O Pastor conhece as suas ovelhas!"
    Alguém poderia me explicar?

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  9. Achei ótimo já fiz algumas dessas brincadeiras com as crianças e percebi que elas se envolve mais com os temas e absorve de forma mais rápida as explicações. Mais quero saber se tem uma dinâmica com o tema JESUS VAI MORRER PARA UNIR OS FILHOS DE DEUS.

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  10. Bom dia
    Fantásticas as dicas inseridas nas brincadeiras.

    Vc teria alguma dinâmica para falar sobre a importância da missa ?

    Desde já obrigado.

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    1. voce pode fazer as crianças se movimentarem, como na brincadeira do morto vivo , fazendo elas repetirem os movimentos e as posicoes que o corpo devem estar em cada parte da missa
      ex: entrada (de pe) leituras ( sentado ) homilia (sentado) consagração ( ajoelhado) etc

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  11. ótimo post, vou aplicar esse conteúdo no colegio objetivo zona norte SP

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  12. maravilhosa forma de evangelizar brincando parabéns ❤️❤️

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  13. Vai alugar muito a alcançar várias crianças, muito bom, que Deus abençoe 😊😊😊

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  14. Adorei as dinâmicas preciso muito dessa ajuda

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  15. Muito obrigada por compartilhar, muito boas as brincadeiras! Deus abençõe!

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  16. Amei suas sugestões, será de grande ajuda para o trabalho com crianças. Que Deus te abençõe.

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Que a paz do Menininho Jesus esteja em coração! Obrigada pela visita e pelo seu comentário!

Obs: Se você escolher a opção Anônimo, no final não esqueça de colocar o seu nome! Abraço Fraterno!!