30 de jan. de 2017

Tema do ano de 2017 da RCCBRASIL adaptada para crianças


Com traços delicados, cores suaves e uma linguagem toda infantil, a marca tema do ano de 2017 da RCCBRASIL adaptada para crianças foi lançada nessa quarta-feira (25). A arte tem como objetivo aproximar o público infantil do tema trabalhado pelo Movimento.
O tema da RCCBRASIL no ano de 2017 é a passagem do Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículo 35: “O Espírito Santo descerá sobre ti”. No Encontro Nacional de Formação, a RCCBRASIL lança a versão adaptada da arte do tema para o público infantil, que poderá ser utilizada nos eventos do Ministério e Grupos de Oração para crianças, inclusive, em outras atividades de evangelização infantil.
Para mais informações, entre em contato com o Escritório Nacional da RCCBRASIL pelo e-mailimprensa@rccbrasil.org.br.

25 de jan. de 2017

Massinha de modelar fofinha e cheirosa


Massinha (Play-Doh / Super Massa da Estrela):

Ingredientes:
1 xícara (200 ml) de farinha de trigo
4 colheres de sal
1 embalagem de suco ou gelatina
100 a 150 ml de água quente
1 colher de óleo.



Preparo: Misture os ingredientes secos. Coloque a colher de óleo na água quente e vá adicionando essa mistura aos poucos aos demais ingredientes até dar o ponto de massinha (até desgrudar das mãos).



Agora é só se divertir!


Obs: Para fazer a verde e a azul tem que usar gelatina.


23 de jan. de 2017

Nova Coordenação do Ministério para Crianças RCC BRasil

O Ministério para Crianças da Renovação Carismática Católica do Brasil tem nova coordenação. Há um tempo para cada coisa! Hyde Flávia foi a semeadora, aquela que, inspirada por Deus, deu início a esse sonho de ver o Menino Jesus conhecido e amado pelas crianças e pelos adultos! Ela desbravou o caminho, cultivou, arou a terra, plantou a semente e a viu germinar, criar raízes, caule, folhas e frutos! Agora é hora da Anabelly dá continuidade a tudo isso para que o Ministério para Crianças continue crescendo em tamanho, em graça e em sabedoria!
Ofertamos suas vidas, Hyde e Anabelly, ao Senhor Deus Menino e a Ele suplicamos que se cumpra em vocês a vontade Dele! Que Ele lhes faça cada dia mais fiéis, mais santas! Estaremos sempre ao lado de vocês!


19 de jan. de 2017

14 de jan. de 2017

13 de jan. de 2017

Os participantes do ENF sentirão mais uma vez a alegria de ser criança!


Este ano, novamente, vamos fazer uma grande mobilização no sábado e no domingo (28 e 29 de janeiro) durante os intervalos do Encontro Nacional de Formação (ENF). Vai ser assim: Vamos levar vários desses cartazes acima (pode ser em papel sulfite/ofício A4. Pode imprimir colorido ou preto e branco e colorir com lápis de cor. Pode fazer banner e camisetas também) e fita adesiva pra colar nas arquibancadas. 

Durante os intervalos estaremos todos espalhados no ginásio e faremos Grupinhos de Oração simultâneos de no máximo 15 minutos (por exemplo: 1 louvor, 1 pregação, 1 oração e 1 brincadeira). Então levem brinquedos, brincadeiras, pregações, cartazes com fotos de eventos, de Grupinhos... Vamos fazer instrumentos musicais com latas, caixas... 

VAMOS MOSTRAR O QUE É MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS COM MUITA MATURIDADE E ORGANIZAÇÃO! A meta de chegar a 2017 com 100% de Grupinhos nos Grupos de Oração não foi alcançada, mas o Ministério para Crianças cresceu muito neste último ano! Louvado seja o Menininho Jesus! 100% de Grupinhos nos G.O. é um projeto de Deus, é sonho Dele, mas Ele precisa de nós pra realiza-lo! Esse cartaz pode ser utilizado o ano todo, onde vocês quiserem divulgar o Ministério (encontros de carnaval, congressos, retiros, formações...). 


6 de jan. de 2017

Provai e vede como o Senhor é bom!


ACOLHIDA: Acolha as crianças com muito amor e alegria! Abrace as crianças, pode ser que esse seja o único abraço que ela receba na semana!


ORAÇÃO INICIAL: Reze uma dezena do terço ou o terço querigmático ou a Coroinha do Menino Jesus
No nosso grupinho rezamos o 2º Mistério da Alegria (Gozoso), então fizemos 10 pezinhos de E.V.A. (emborrachado), cada criança reza a primeira parte da Ave Maria e fixa o pezinho ou a figura de Nossa Senhora indo até a casa de Isabel num painel.


ANIMAÇÃO: Cante duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalize com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.


ORAÇÃO (CICLO CARISMÁTICO): 1º) Louvor a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).
2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orem em línguas)
3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus
4º) Exercício dos carismas e profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)
5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).


PALAVRA: Salmo 33, 9
Material - 1 pacote de biscoito recheado

SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO:
Fui ao supermercado comprar alguns biscoitos. Havia tantos tipos e sabores diferentes que foi difícil decidir qual comprar. Finalmente eu decidi comprar estes. Por que eu escolhi estes? Bom, primeiro porque eu ouvi de outras pessoas que estes são muito bons. Então eu vi o nome do fabricante e eu sei que eles têm uma reputação muito boa, essa é uma marca em que eu posso confiar. Finalmente, era um preço justo! Bem, eu fiz a minha escolha, mas há apenas uma maneira de saber com certeza se eu fiz a escolha certa. Vocês sabem como? Isso mesmo, o "teste de sabor". Deixe-me ver qual o gosto deles... Huuuummm! São muito bons! Fiz uma boa escolha!

5 de jan. de 2017

Mobilização Nacional de Oração - Janeiro/17

Um santo e feliz ano novo! Ano de grandes comemorações!
Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica
100 das aparições de Nossa Senhora em Fátima - Portugal
300 anos do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora no rio Paraíba


Que seja pra nós um ano cheio da graça e do poder de Deus sob a proteção e intercessão da Nossa Mãezinha do Céu!


“Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o quê importa é prosseguir decididamente”
Fl 3, 16


A experiência do Batismo no Espírito Santo dá sentido à nossa missão, dá-nos razão de ser. Também é o fundamento e o que dá valor aos nossos Grupinhos de Oração. Para sermos testemunhas eficazes de Jesus nos tempos de hoje, em particular para as crianças e adolescentes, precisamos desta experiência! Para aqueles que ainda não experimentaram o batismo no Espírito Santo, é a descoberta maravilhosa deste Deus; para os que já experimentaram, é a repleção (estar repleto, cheio). Esta experiência não nos dá um poder de status, mas um poder espiritual para testemunhar Jesus Cristo, mesmo preso e chagado. Testemunhá-lo com unção e poder é nosso papel. O Espírito que vem em Pentecostes é para todos, sem distinção de pessoas. Não vem só uma vez, mas no próprio Livro dos Atos dos Apóstolos há várias efusões do Espírito.
Precisamos interceder para que este Espírito apareça e aja em nós de forma visível. A experiência de Pentecostes não se esgota naquela primeira experiência pessoal. O Senhor quer nos dar mais Espírito Santo. “O mundo precisa de santos e vós sois tanto mais santos quanto mais deixardes que o Espírito Santo vos configure à Pessoa de Jesus Cristo. Eis o segredo da efusão do Espírito, caminho de crescimento proposto por vossos Grupos de Oração e vossas comunidades” (Papa João Paulo II).
Para ter mais Jesus Cristo é preciso ter mais Espírito Santo.
Desejamos olhar para a Virgem Maria e aprender dela a docilidade ao Espírito Santo. Sabemos que, na justa medida, nós também queremos fazer com que Jesus nasça no coração das crianças e adolescentes, pela Evangelização. Para tanto, sabendo que a graça concedida à Renovação Carismática Católica é que sejamos “apóstolos do Batismo no Espírito Santo”, buscamos a fidelidade à recomendação do Papa Francisco, de que levemos adiante este apostolado, para o bem da Igreja.


(Adaptado de trecho da Rede Nacional de Intercessão)

COMO REZAR?
- Oração ao Espírito Santo:

Veni Creator Spiritus!   Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!
- Intercessão profética pelas intenções
- Finalizar com a Oração à Nossa Senhora pelas Crianças:
Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe santíssima, abençoai as nossas crianças, que vos são confiadas. Guardai-as com cuidado maternal, para que nenhuma delas se perca. Defendei-as contra as ciladas do inimigo e contra os escândalos do mundo, para que sejam sempre humildes, mansas e puras. Ó Mãe de misericórdia, rogai por nós e, depois desta vida, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce sempre virgem Maria. Amém.


Dia 12 de janeiro é uma quinta-feira, se possível, faça um momento de adoração a Jesus Eucarístico.


No dia 13 encaminhem para o e-mail do seu coordenador(a) diocesano/estadual ou diretamente para o e-mail: paula_generoso@yahoo.com.br, faremos um único relatório do dia da Mobilização e encaminharemos para o núcleo nacional do Ministério.


INTENÇÕES DO MÊS DE JANEIRO:


  1. Pelo Ministério para Crianças e por todos os evangelizadores infantis;
  2. Pelas novas coordenações: Nacional, estaduais e diocesanas do ministério para Crianças;
  3. Pelas crianças e adolescentes do Brasil e do mundo vítimas de dos “herodes” atuais (aborto, ideologia de gênero, violência, etc.);
  4. Para que a meta de 100% de Grupos de Oração Infantil nos Grupos de Oração seja atingida em 2017;
  5. Pelo Encontro Nacional de Formação (ENF) que acontecerá em Aparecida/SP nos dias 25 a 29 de janeiro de 2017.
  6. Pela Renovação Carismática Católica do Brasil e todos seus projetos (Veja as intenções no site da RCC Brasil)
                    

HORÁRIOS DE CADA ESTADO NO MÊS DE JANEIRO:

HORÁRIO DE BRASÍLIA
ESTADO (S)
0h às 1h
Amapá
1h às 2h
Amazonas
2h às 3h
Bahia
3h às 4h
Ceará
4h às 5h
Distrito Federal
5h às 6h
Espírito Santo
6h às 7h
Goiás
7h às 8h
Maranhão
8h às 9h
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
9h às 10h
Minas Gerais
10h às 11h
Pará
11h às 12h
Paraíba
12h às 13h
Paraná
13h às 14h
Pernambuco
14h às 15h
Piauí
15h às 16h
Rio de Janeiro
16h às 17h
Rio Grande do Norte
17h às 18h
Rio Grande do Sul
18h às 19h
Rondônia e Roraima
19h às 20h
Santa Catarina
20h às 21h
São Paulo
21h às 22h
Sergipe e Tocantins
22h às 23h
Acre
23h às 24h
Alagoas

2 de jan. de 2017

Epifania de Jesus (Mateus 2, 1-12)

SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO: Se pretendemos visitar alguém em outra cidade, podemos perguntar às pessoas como chegar lá, pedir-lhes para nos ensinar o caminho. Elas podem nos dar algumas direções e sugerir as melhores estradas para chegar. Outra coisa que podemos fazer é consultar um mapa. O mapa vai nos mostrar exatamente como chegar onde queremos ir. Enquanto viajamos, vamos olhando o mapa para ter certeza que estamos indo na direção certa. Se seguirmos as instruções que recebemos e use o mapa para nos guiar, com certeza vamos encontrar o caminho.
Depois que Jesus nasceu, alguns sábios, também chamado de Magos viram uma estrela no céu que eles acreditavam que anunciava o nascimento de um rei. Eles viajaram para Jerusalém e começaram a perguntar: "Onde está o rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. "
Herodes ouviu falar dos magos e de sua busca por um rei e ficou muito preocupado. Ele chamou seus sacerdotes e mestres da lei para uma reunião e perguntou: "Onde o Messias deveria nascer?" Os sacerdotes lhe informaram que o profeta Miqueias tinha indicado que iria nascer em Belém. Herodes, então, disse aos magos "Vão e procurem obter informações exatas sobre o menino. E me avisem quando o encontrarem, para que também eu vá adorá-lo."
Como você sabe, os magos não tinham mapa para guiá-los até Belém, mas tinham algo melhor, tinham uma estrela para dirigi-los. Assim, os magos, seguindo as informações que os sacerdotes tinham fornecido a Herodes e a estrela que Deus lhes havia dado para guiá-los, chegaram ao lugar onde Jesus estava. Quando o encontraram, deram-lhe presentes e ajoelharam-se diante dele e o adoraram.