25 de dez. de 2014

Feliz Natal!

 

Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.


Lucas 2, 15-20


23 de dez. de 2014

Papa Francisco dá 5 conselhos para receber Jesus no coração

O Santo Padre recebeu as crianças da Ação Católica italiana no Vaticano e lhes deu 5 dicas que servem para todos nós.

O Papa Francisco se encontrou, no dia 18 de dezembro, com as crianças da Ação Católica italiana, que visitaram o Vaticano para desejar-lhe um feliz Natal em nome de toda a organização.

“Ouvi dizer que este ano vocês se comprometeram com um tema que tem como slogan ‘Tudo por descobrir’. É um caminho lindo, que requer a coragem e o esforço da busca, para depois se alegrar ao descobrir o projeto que Jesus tem para cada um de vocês”, disse o Papa às crianças.

A propósito deste caminho de fé, Francisco convidou as crianças a seguir 5 passos para “caminhar bem na associação, na família e na comunidade”:

1. Não se rendam nunca, porque o que Jesus pensou para o seu caminho é tudo para construir juntos: junto aos seus pais, seus irmãos, amigos, colegas de escola, da catequese, do oratório, da Ação Católica.

2. Interessem-se pelas necessidades dos mais pobres, dos que mais sofrem, dos que estão mais sozinhos, porque quem escolheu fazer o bem a Jesus não pode deixar de amar o próximo.

9 de dez. de 2014

SUGESTÃO DE GRUPINHO DE ORAÇÃO - Dezembro 2014

TEMA: Sagrada Família
RESPONSÁVEL: Daniela Pereira Lopes
REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Falaremos nesta semana da sagrada Família (Jesus, Maria e José). Mostraremos ás crianças a importância de termos uma família, mesmo que ela seja de avós, tios, pais adotivos... O importante é que a criança seja criada em um lar.

ACOLHIDA E ORAÇÃO INICIAL: Acolher as crianças com alegria: “Seja bem vinda, que a Sagrada Família te abençoe e á sua família.” Na alegria de termos uma família também no céu, é que iniciamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
Após a acolhida pode-se cantar a música Oração pela família (Pe. Zezinho). As crianças maiores podem refletir cada estrofe da música. Dar um pequeno tempo para que elas comentem sobre a estrofe ou verso que mais chama a atenção de cada uma explicar o por que. Para os menores sugerimos ler a música pausadamente para que elas entendam. Pode-se também escrever pequenos trechos em folhas de papel, sortear e deixar que cada criança comente uma frase. Se preferir pode usar isso como dinâmica do dia ou fazer essa atividade após a leitura bíblica. Em roda coloque os papéis dentro de uma caixinha e vá passando de mão em mão cantando assim: Caixinha que passa, passa, caixinha que já passou; quem fica com a caixinha explica a música que pegou.
Durante a reflexão da música lembrar das crianças que não tem família e convidar ás que estão no grupinho a orarem por elas. Pode-se fazer uma oração espontânea pedindo a Sagrada Família que abençoe e ilumine a cada criança sem família, para que encontre uma que as ame e proteja. Pode-se também rezar o terço do coroinha.As 12 Ave-Marias por cada ano da infância do menino Jesus (Ave-Maria é uma oração fazemos também a nossa Mãe), incentivando as crianças á agradecerem ou fazerem pedidos pelas suas famílias. Ou ainda pode-se rezar o terço a São José (Nas contas maiores – São José em vossa aflição e tribulação o anjo não vos valeu?Valei-me São José. Nas contas menores – São José, valei-me.).

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - DEZEMBRO 2014

Mais um ano se passou e que bom que estamos juntos! Estamos vivendo o tempo do advento. Advento é tempo de espera e de preparação para receber a visita mais que especial do Menininho Jesus. Que possamos aproveitar esse tempo para pedir o Menininho Jesus para nos visitar e visitar nossa casa em construção. Clamemos com fervor pelo Espírito Santo de Deus. Que nós possamos estar munidos dessa força que vem do alto. È tempo de nos abrirmos a ação de Deus e fazermos de nosso coração uma manjedoura para Cristo.

Relembrando a dinâmica da Mobilização: Cada estado do nosso Brasil é convidado a participar de uma hora de intercessão no dia 12 de dezembro, intercedendo pelo ministério e pela mãe RCC. O coordenador estadual deverá convocar os diocesanos e esses convocarão seu coordenadores de grupinho, até que todos os servos estejam unidos no momento da oração. Sejam ousados e corajosos no Espírito. Não deixe o outro fazer a sua parte. VOCÊ É IMPORTANTE! Em anexo segue também uma sugestão de grupinho de oração para a semana da intercessão, aproveitando para falar de santidade e oração e estimulando as crianças a interceder pela RCC.

Como rezar? Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos, pelos Ministérios seus eventos e projetos e finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão.

Presépio


2 de dez. de 2014

UM PRESENTE PRA JESUS - Editado

(Teatro de Natal)

* Cenário: 2 cadeiras e um calendário bem grande com a data 24 de dezembro destacada
* Personagens: Paulo, Mãe, Ritinha e Menino(a)

(Paulo sentado numa cadeira e a mãe dele lendo ao lado. Toca o celular)

PAULO: Oi, Ritinha! Tá, já tô indo! (Paulo levanta depressa e começa a colocar um tênis)

MÃE: Onde você vai com tanta pressa, menino?

PAULO: Mãe, amanhã é o aniversário de um grande amigo meu, aliás, do meu melhor amigo! Vou comprar um presente pra ele!

MÃE: Posso saber quem é esse MELHOR AMIGO?

(Toca o celular novamente e Paulo sai correndo)

MÃE: Essas crianças...

(Paulo e Ritinha se encontram e se cumprimentam)

PAULO: Ainda não sei o que comprar, Ritinha... Não dá pra ser qualquer presente, né?! Tem que ser O presente!