30 de set de 2014

Como incentivar as crianças a gostar da Palavra de Deus?

Incentivar as crianças a gostarem da Palavra de Deus é um valioso investimento.
As crianças são de grande importância para o Reino de Deus. É prazer de Deus, por intermédio do Seu Filho Jesus Cristo, alcançar o coração delas. Conduzi-las a ter um encontro pessoal com Jesus é um grande desafio, mas também a mais doce esperança de um mundo melhor. Não foi por acaso que Jesus ordenou que deixassem as crianças irem a Ele. O Senhor estava diante de cristãos em potencial. Ao proferir essas palavras, diz a Escritura que Ele estendeu as mãos sobre as crianças e as abençoou.
Como incentivar os filhos a terem gosto pela palavra de Deus 940x500:foto: daniel mafra
O ensino bíblico para crianças deve ser valorizado por todos que fazem parte da vida delas. Este, sim, é um valioso investimento! Não vai existir fase mais adequada – para que sejam construídos e reconstruídos os pilares para uma vida saudável e comprometida com o mundo – do que a infância.
A figura da criança é apresentada, na Bíblia, desde muito cedo. Moisés e João Batista são exemplos de apóstolos que eram comprometidos com o mundo espiritual desde que eram crianças. Moisés recebeu um chamado, João Batista foi batizado no Espírito enquanto sua mãe, Isabel, recebia a visita de Maria.
A Palavra de Deus nos ensina por onde e como conduzir os filhos a este encontro com Deus, preservando a criança dos valores passageiros, impostos por ensinamentos que vêm de outras palavras. Como a palavra proferida pelas novelas, pelos excessos de desenhos animados, pelos colegas da escola e, também, pelo livre acesso a certos conteúdos da internet. É preciso deixar claro que a Palavra à qual me refiro está na Sagrada Escritura. Portanto, os filhos deverão ter a oportunidade de conhecê-la com a decisão da família de ser ou não ser uma família cristã. E a partir disso promover ações possíveis em que seus filhos consigam se aproximar da leitura bíblica.
Será primeiramente pelo testemunho dos pais que os filhos vão se deixar seduzir pela Palavra do Senhor. É comum ver pais ensinarem aos filhos quem é o Papai do Céu e a pedirem a Sua bênção, contudo, o tempo passa e este ensinamento não evolui. É uma fé tipicamente folclórica. A criança não frequenta a igreja, nunca viu os pais lendo a Palavra, não experimenta fazer caridade desde a mais tenra idade, não cresce habituada a reconhecer os seus pecados (mesmo tão mínimos) e cresce longe do costume de orar pelas pessoas que estão ao seu redor, em sua cidade e no mundo.

29 de set de 2014

Santos Arcanjos




De acordo com os Padres da Igreja, a missão dos anjos é levar a humanidade para a adoração do único Deus verdadeiro, e ser mensageiros de revelações divinas. 
Na Bíblia, dois textos importantes são tomados para justificar a existência dos arcanjos. No livro de Tobit (ou Tobias) o anjo Rafael aparece dizendo: "Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor." (Tb 12, 15), também no livro do Apocalipse, lemos: " a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono " (Ap 1.4). 
Como Miguel, Rafael e Gabriel são os únicos anjos cujos nomes são mencionados na Bíblia, e que Deus revelou missões únicas, eles são incluídos no grupo de arcanjos. "Eles servem a Deus dia e noite, observando seu rosto, glorificando sem cessar" (Martirológio Romano) 
A Missão de São Miguel é lida no livro de Apocalipse, a de São Rafael, no Livro de Tobias, e a mais conhecida é a de São Gabriel: o anúncio à Virgem Maria no Evangelho de Lucas. 
A festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael é celebrada em conjunto em 29 de setembro lembrando o dia da dedicação da basílica com o título de São Miguel, na Salaria, Itália.

10 de set de 2014

Grupinho de Oração


Hoje vou pregar sobre a Criação para as crianças do meu GOC!
Na oração após a pregação eles vão imaginar Deus Pai criando cada um e enquanto oramos eles vão moldando com massinha de modelar caseira: o corpo, a cabeça, as pernas, os braços...
Receita da massinha AQUI

9 de set de 2014

A Palavra de Deus me faz ser campeão (Tia Mônica)





Música para evangelizar as crianças e que também pode ser utilizado como Canto de Entrada na Santa Missa com Crianças.

A Palavra de Deus me faz ser campeão, vem comigo anunciar.
A Palavra de Deus me faz ser campeão, vem comigo anunciar.
Mesmo tão pequeno vou falar do meu Senhor por onde quer que eu vou. 
Com a Bíblia eu aprendo cada dia mais e mais.
Vou gritar pois eu sou campeão: Sou campeão!
Vou gritar pois eu sou campeão: Sou campeão!
Vou gritar pois eu sou campeão. Sou campeão!

Incentivemos nossas crianças a fazer o Diário Espiritual

"Desconhecer as Escrituras é desconhecer o próprio Cristo" São Jerônimo

video
# Estrelando: Clarinha e padre Luiz Fernando! Rsrsrs

4 de set de 2014

Quatro coisas necessárias para fazer-se bem o Sinal da Cruz

Quatro coisas são necessárias para fazer-se bem o Sinal da Cruz:
"— Respeito, atenção, confiança e devoção. —"

RESPEITO. Muito grande é o respeito que devemos ao Sinal da Cruz porque é ele um ato de Religião e ato quatro vezes venerável, a saber:
1.º – pela origem;
2.º – pela antiguidade;
3.º – pelo uso que fizeram dele os Apóstolos, os Mártires, os Católicos da primitiva Igreja e de todos os séculos, representantes do que havia de maior e mais santo no Mundo.
4.º – pela glória com que há-de brilhar no último dia, ao anunciar a chegada do Juiz Soberano.
Aparecerá então no ar, a Cruz, cintilante de luz, e se colocará ao lado do Tribunal Supremo, consolando os Justos e confundindo os pecadores.

ATENÇÃO. Sem a devida atenção o Sinal Redentor não passará de um movimento maquinal. Quase sempre inútil quem assim o praticar, fica sendo um procedimento injurioso àquele Cuja Majestade, Amor e Benefício o Sagrado Sinal faz recordar.

CONFIANÇA. Fundada na prática da Igreja, no testemunho dos séculos e nos efeitos maravilhosos que ele produz, nossa confiança no Sinal da Cruz deve ser filial, viva, forte.
Temível ao demônio, é ele o sinal libertador do Homem e do mundo.

DEVOÇÃO. Praticando o Sinal da Cruz o que é que faço?
Declaro-me discípulo, irmão, amigo e filho de um Deus crucificado.
Mas, se o coração discordar dos lábios, se o exterior não estiver de acordo com o íntimo não há devoção. E então minto a Deus, minto ao mundo, minto a mim mesmo.



1 de set de 2014

Querigma para colorir


SAPINHO ESPERTO

“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.” (2 Timóteo 4, 7)
Paulo já tinha percorrido muitos lugares levando a Palavra de Deus a muitas pessoas e estava prestes a morrer. Ele comparou a nossa vida como uma corrida, nós somos como atletas, precisamos nos esforçar, dizer “não” a muitas coisas, o ponto de chegada é o Céu, o nosso troféu é a salvação, a coroa da Vida Eterna!

Isso me faz lembrar de uma história:

Acredite... Ou seja surdo!!!