27 de set de 2013

Discurso do Papa Francisco aos catequistas - 27/09/2013

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal e Liliane Borges
Discurso do Papa aos catequistas na Jornada dos Catequistas no Vaticano, 
por ocasião do Ano da Fé

Sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Queridos catequistas,


Estou feliz que no Ano da Fé haja este encontro para vocês: a catequese é um pilar para a educação da fé, e precisamos de bons catequistas! Obrigada por este serviço à Igreja e na Igreja. Mesmo se às vezes possa ser difícil, trabalha-se tanto, empenha-se e não se veem os resultados desejados, educar na fé é belo! Ajudar as crianças, os rapazes, os jovens, os adultos a conhecer e a amar sempre mais o Senhor é uma das aventuras educativas mais belas, constrói-se a Igreja! “Ser” catequistas! Vejam bem, não disse “fazer” os catequistas, mas “sê-lo”, porque envolve a vida. Conduz-se ao encontro com Jesus com as palavras e com a vida, com o testemunho. E “ser” catequistas requer amor, amor sempre mais forte por Cristo, amor pelo seu povo santo. E este amor, necessariamente, parte de Cristo. 


25 de set de 2013

O homem rico e o mendigo Lázaro - Lucas 16, 19-31

Você usa despertador para acordar de manhã? Muitos despertadores têm um botão chamado soneca. Quando o alarme tocar, você pode pressionar o botão e voltar a dormir. Cerca de dez minutos depois, o alarme soará novamente. Você pode continuar fazendo isso e continuar dormindo.
Embora seja bom ter aqueles minutos extras para dormir mais um pouco há dois problemas com esse alarme soneca. O primeiro é que, se você continuar apertando o botão de soneca pode se atrasará. O segundo problema é que você pode se acostumar com o som de alarme e não perceber mais quando ele tocar e assim você vai continuar dormindo e perderá a hora.
Deus às vezes parece um "despertador" em nossas vidas? Ele fala aos nossos corações: "É hora de levantar-se e seguir-me." Algumas pessoas apertam o botão de soneca e dizem: "Agora não, Senhor, me acorde mais tarde." Alguns apertam tantas vezes o botão quando ouvem a voz de Deus, que quando eles finalmente desejam seguir o Senhor já é tarde demais. Isso foi o que aconteceu na nossa história de hoje.
Jesus contou a história de um homem rico que se vestia com as melhores roupas e vivia no luxo. Um mendigo chamado Lázaro sentou-se à porta da casa do homem rico. Lázaro estava com fome e seu corpo estava coberto de feridas. Ele esperava que o homem rico tivesse compaixão dele e pudesse lhe satisfazer a fome com o que lhe caia da mesa. Mas o rico o desprezava. Lázaro ia diariamente à porta da casa do rico, mas ele nem percebia Lázaro mendigando ao seu lado. Imagino que isso aconteceu tantas vezes, que finalmente chegou o tempo que o rico não o viu mais.
A Bíblia diz que Lázaro morreu e foi para o céu. O homem rico também morreu, mas foi para o inferno. Do inferno ele viu Lázaro no céu com Abraão. O homem rico pediu a Abraão para que Lázaro molhasse a ponta do seu dedo na água e viesse tocar a sua língua para matar a sede que ele estava sentindo, mas Abraão disse que não. Abraão lembrou o homem rico quanto ele tinha apreciado as coisas boas na terra, enquanto Lázaro não tinha nada.
O homem rico, em seguida, pediu a Abraão que permitisse Lázaro regressar à Terra para advertir sua família para que eles também não acabassem indo parar no inferno com ele. Abraão novamente disse que não. O homem rico tinha despertado, mas já era tarde demais.
Deus continua a soar o alarme para acordar as pessoas. Oremos para que eles ouçam o alarme, ouçam a voz do Senhor e siga-O antes que seja tarde demais.

Querido Pai, quando você soar o alarme me dizendo que é hora de acordar e segui-Lo, não posso tocar o botão de soneca e dizer: "Mais tarde, Senhor." Em vez disto, vou levantar-me e segui-Lo. Amém.






MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO – MÊS OUTUBRO


Iniciamos nossa Mobilização no dia 12 de setembro e foi uma benção. Muitos estados confirmaram presença e participaram com amor desse dia. Algumas palavras foram dirigidas a nós, mas queremos destacar essa: “CORAGEM! TENHAM FÉ!”. Continuemos sendo ousados meus irmãos, clamemos pelo Espírito Santo. Não deixe o seu estado de fora. A cruz que carrega o fogo de Deus já foi plantada aí na sua terra. Seu solo será solo santo. Convoque seus coordenadores diocesanos, passe essa chama. Esses chamarão seus servos e assim todos nós faremos mais uma vez 24 horas de oração pela Renovação Carismática Católica.

Como rezar?
Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos,  pelos Ministérios com seus eventos e projetos. Clame pelos dons, ore em línguas e depois silencie e escute. Anote o que Deus colocou em seu coração (pode ser uma única palavra, uma canção ou uma profecia). Finalize com a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão.

16 de set de 2013

Receitas de tinta e massinha "comestíveis"

Essas receitinhas são boas para utilizarmos com as crianças pequenas porque se elas colocarem na boca e ingerirem não lhes fará mal algum!

Tinta para pintura a dedo

1 litro de água
1 xícara (chá) de amido de milho ou polvilho doce
3 colheres (sopa) de vinagre
Corante alimentício  de várias cores (você encontra facilmente nos supermercados e lojas de materiais para confeitaria)

Modo de fazer: Misture bem a água e o amido, leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida em partes e coloque em potes, tipo de fermento (eu tenho um monte!), acrescente o corante, até ficar na tonalidade esperada.



Massa de modelar caseira (Massinha)

04 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
1 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de óleo
Corante alimentício (ou Ki-suco)

Modo de fazer: Misture tudo muito bem, amassando com as mãos. Separe por cores e guarde em sacos plásticos para que durem por mais tempo. 

No caso de utilizar essa receita com crianças maiores (acima de 6 anos) podemos substituir o corante por tinta guache.


13 de set de 2013

Frutos partilhados pelo 9º Encontro Nacional de Evangelizadores para Crianças

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/eventos/index.php/artigos/443-


alt

Um final de semana com formação, espiritualidade, motivação e docilidade no Espírito! Assim foi conduzido o 9º Encontro Nacional de Evangelizadores para Crianças em Águas Claras/DF de 6 a 8 de setembro.
Workshops e pregações com temas relevantes, santas missas e a participação de profissionais da área pedagógica levaram formação e espiritualidade, sem deixar o tema central da RCCBRASIL proclamado no ano de 2013: “Esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé!”
Segundo a secretária da Renovação Carismática Católica da Diocese de Limeira/SP, Ana Paula, um dos momentos que mais lhe marcou foi com a coordenadora nacional do Ministério para Crianças, Hyde Flávia, que falou sobre a espiritualidade do evangelizador de crianças:“Hyde nos convidou a sermos ‘Franciscos’ e para isto, ela nos lembrava de que não poderíamos deixar de lado a espiritualidade, cada encontro com as crianças deveria exalar o perfume de Cristo e deixar a lembrança de Sua presença. Ressaltou ainda que sem unidade não chegaríamos a lugar nenhum”.alt
Outro momento esperado pelos participantes do Encontro de Evangelizadores para Crianças foi o 2º Festival de Música do Ministério para Crianças.
De acordo com a responsável pelo Festival, Tatiane Jardim, o resultado do Festival de Música conseguiu alcançar o objetivo principal: “Graças a Deus deu tudo certo... as músicas em sua maioria foram adequadas paracrianças e conseguiram contagiar as pessoas que lá estavam.”
Prova disso, foi a satisfação que a integrante do Grupo Adoradores Mirins João Paulo II, da cidade de Matelândia/PR sentiu, ao participar do encontro: “Imaginem a alegria de poder estar pertinho e a serviço do Menino Jesus! Foram três dias de bênçãos! Muito obrigada a todos que nos colocaram dentro do coração do Menino Jesus através de orações. Que as bênçãos estejam sobre todas as crianças e que sábado a nossa capela esteja lotada para alegria do Menino Jesus”! Exclamou Tia Celeste.
altNo último dia do encontro a presidente do Conselho Nacional, Kátia Roldi Zavaris, motivou os servos do Ministério para Crianças ao dizer que “Deus sempre tem um sopro novo para cada um”. Ela também partilhou que “o Ministério para Crianças é um belo sopro do Espírito Santo para a RCC do Brasil”.
Desta forma, Kátia lançou a campanha de Mobilização de Oração para o Ministério, com a intenção de orarem pela RCC e pelo próprio serviço com as crianças. Esta campanha une todos os Ministérios do Brasil numa grande corrente de intercessão. O Ministério para Crianças ficou escalado para todo dia 12 de cada mês. Em breve, serão publicadas mais informações sobre a Mobilização Nacional de Oração. 
Confira abaixo os vencedores do Festival de Música Infantil:
Músicas de animação
1º Jesus o meu coraçãozinho (Letra: Caroline Nascimento/ Música: Régis Reis)
2º Papai do Céu (Letra: Rômulo Chaves/Música: Regis Reis)
3º AdoleSanto eu sou (Roberto Pereira)
Músicas de oração
1º Exemplo de amor (Sonia Utida Miranda)
2º O meu lugar é o céu (Francisco de Assis)
3º Tenho Fé (Luzia Bertoli) 

11 de set de 2013

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO- MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS

ATENÇÃO!!!
MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS
Amigos do Ministério para as crianças de todo Brasil, neste fim de semana (06/09 a 08/09) tivemos a alegria de participar do 9º Congresso Nacional do Ministério para as Crianças, momento de grande graça e benção sobre nossas vidas. Durante o evento nossa coordenadora nacional, Hyde Flávia, nos fez um convite de sermos Franciscos e a cruz que foi plantada na história do Brasil passou a ser plantada em cada estado de onde deverá fluir rios de água viva para cada grupinho de oração, para cada criança. Ela nos lembrava que para sermos Franciscos não poderíamos deixar de lado a espiritualidade, cada encontro com as crianças deveria exalar o perfume de Cristo e deixar a lembrança de sua presença. Ressaltou ainda que sem unidade não chegaríamos a lugar nenhum.
No último dia de encontro tivemos a felicidade de acolher em nosso meio a Kátia Zavaris, coordenadora Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil. Que momento de unção e graça para nós! Ela começou dizendo que Deus sempre tem um sopro novo para cada um de nós, e, que o Ministério para Crianças é um belo sopro do Espírito Santo para a RCC no Brasil. Toda criança merece receber a mensagem da salvação dada a ela por Jesus. O tempo que a criança passa no grupinho de oração é precioso. Ressaltou que o desejo de anunciar Jesus Cristo, de evangelizar é reflexo da nossa vida de oração e claro do Batismo no Espírito Santo. Por fim lançou para nós um grande desafio: O ministério para as crianças como parte importante do corpo da RCC, deverá se mobilizar para interceder pela mãe, a Renovação Carismática Católica e pelo próprio ministério.
Cada estado do nosso Brasil é convidado a participar de um dia específico de oração, intercedendo pelo ministério e pela mãe RCC. 
Como vai ser isso? O dia de intercessão será todo dia 12 de cada mês, cada estado será responsável por uma hora de intercessão, de acordo com a tabela abaixo. A cada mês cada estado irá avançar um horário e o último fará o primeiro como informaremos mês a mês. O coordenador estadual deverá convocar os diocesanos e esses convocarão seu coordenadores de grupinho, até que todos os servos estejam unidos no momento da oração. Sejam ousados e corajosos no Espírito. Não deixe o outro fazer a sua parte. VOCÊ É IMPORTANTE! 
Como rezar? 
Sugerimos que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio e em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador (abaixo), façamos em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos, pelos Ministérios seus eventos e projetos e finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé, meu irmão, minha irmã! 
Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês, e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita e age em nós.




TABELA DE ORAÇÃO – para 12/09

(Como dia tem 24 horas e somos 27 estados, os horários que nos foi nos pedido a oração do Creio Constantinopolitano e a hora da Misericórdia serão rezados por mais de um estado)

HORÁRIO / ESTADO(S)

00:00-1:00 Distrito Federal
1:00-2:00 Paraná
2:00-3:00 Paraíba
3:00-4:00 Rio Grande do Norte e Pará
4:00-5:00 Bahia
5:00-6:00 Maranhão
6:00-7:00 Mato Grosso do Sul e Pernambuco
7:00-8:00 Goiás
8:00-9:00 Acre
9:00-10:00 Alagoas
10:00-11:00 Ceará
11:00-12:00 Rio de Janeiro
12:00-13:00 Rondonia
13:00-14:00 Piauí
14:00-15:00 Santa Catarina
15:00-16:00 Roraima e Sergipe
16:00-17:00 Tocantins
17:00-18:00 Amazonas
18:00-19:00 Rio Grande do Sul
19:00-20:00 Espirito Santo
20:00-21:00 São Paulo
21:00-22:00 Amapá
22:00-23:00 Mato Grosso
23:00-24:00 Minas Gerais

Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, Facebooks...Vamos alcançar todos os servos de grupinhos de oração. Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.

TERÇO BIZANTINO DO EVANGELIZADOR DE CRIANÇAS

Oferecimento:

Para que se cumpra a Palavra : “Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais, / pois delas é o Reino dos céus” Mt 19,14

No lugar do Pai Nosso dizer:
Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz / Que proclama a Boa Nova e anuncia a salvação Is 52,

Na primeira conta dizer:
"Eis que vou enviar o meu mensageiro / Para que prepare um caminho diante de mim" Mt 3,1

Na segunda conta dizer:
"E tu (dizer seu nome), serás chamado profeta do Altíssimo/ Pois irás à frente do Senhor" Lc 1,76

Na terceira conta dizer:
"Para preparar-lhes o caminho / Para transmitir ao meu povo o conhecimento da salvação" Lc 1,7

1º dezena:
"Ensina a criança o caminho que deve seguir / E mesmo quando velha jamais se desviará dele" Pv 22,6

2º dezena: 
"Mestre, sabemos que és verdadeiro / E que de fato ensinas o caminho de Deus" Mt 22,16

3º dezena: 
"Caso alguém escandalize um destes pequeninos que crê em mim / ...Melhor será que se precipite no mar" Mt 18,6

4º dezena: 
"Quem der um copo d’água a um destes pequeninos... / Não perderá sua recompensa" Mt 10,42

5º dezena: 
"Aquele que reconduz um pecador desencaminhado / Salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecado" Tg 5,20

Finalização
Para que Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai da Glória, vos dê um espírito de sabedoria e de revelação,para poderdes realmente conhece-lo. Que Ele ilumine os olhos dos vossos corações,Para saberdes qual é a esperança que seu chamado encerra, qual é a riqueza da glória da sua herança entre os santos e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos. Esta força, Deus a exerceu no Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar à direita do Pai nos céus... Ef 1, 17-23

Imagens: Samantta Oliveira - MC Uberlândia/MG



Livros da Bíblia para colorir (Novo Testamento)


5 de set de 2013

Papa renova convite à jornada de oração e jejum pela Síria neste sábado

Francisco exorta em especial os peregrinos italianos a estarem presentes na Praça de São Pedro para a vigília pela paz no mundo, com ênfase na Síria e no Oriente Médio

ROMA, 04 de Setembro de 2013 (Zenit.org) - No final da catequese na audiência geral desta quarta-feira, a primeira após a pausa de verão, o papa Francisco renovou o apelo aos muitos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para participarem, neste sábado, 7 de setembro , da jornada especial de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio e em todo o mundo, iniciativa que ele lançou no último domingo, durante o ângelus. Uma jornada para orar "pela paz em nossos corações, porque a paz começa no coração".
"Renovo o convite a toda a Igreja para viver intensamente esse dia e, desde já, agradeço aos outros irmãos cristãos, aos irmãos de outras religiões e aos homens e mulheres de boa vontade que desejam se unir a este momento, nos locais e conforme os seus modos próprios". Em particular, o papa exortou "os fiéis romanos e os peregrinos a participarem da vigília de oração na Praça de São Pedro, às 19h, para rogar ao Senhor o grande dom da paz. Que se alce, forte, em toda a terra, o grito da paz!", exclamou Francisco.
Poucos minutos antes, cumprimentando os fiéis de língua árabe, em especial os procedentes do Iraque, da Jordânia e do Egito, o Santo Padre tinha dito: "Unam-se sempre a Cristo, construindo o seu reino com a fraternidade, com a partilha e com as obras de misericórdia. A fé é uma força poderosa, capaz de tornar o mundo mais justo e mais bonito. Sejam uma presença da misericórdia de Deus e dêem testemunho ao mundo de que as tribulações, as provações, as dificuldades, a violência e o mal nunca vão derrotar Aquele que venceu a morte: Jesus Cristo".