27 de jun de 2012

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: o Ícone


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um Ícone… E o que é um Ícone?

É como um mapa de um tesouro, um enigma, um código a ser decifrado. Por isso as figuras não são realistas. O artista, em cada detalhe, quer dizer alguma coisa especial…

A palavra ícone vem do grego: “eikôn” que significa ” imagem”.
O ícone é um portal para o mundo espiritual, por isso um Iconógrafo (o cara que pinta o ícone) precisa ser, antes de tudo, um cara de Deus, tem que ter confessado, comungado, tem orações que ele precisa fazer… Tudo antes de pintar.
Depois de abençoado, o ícone é um “sacramental“: ganha o poder de atrair a graça de Deus. Irááádo!!!!!!!!
Como descobrir os segredos de um Ícone?
Primeiro faça o Sinal da Cruz e peça o Espírito Santo para descobrir, depois pare diante dele e contemple… Contemple… Contemple… Até que seus segredos vão aos poucos aparecendo aos seus olhos… É incrível!
Quais os segredos do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo?
Alguns posso adiantar para você:
. Cabeça grande, nariz fino: significam sabedoria;
. Menino Jesus com aparência de um garoto de 13 anos, idade da maioridade judaica, sinal de  maturidade;
. Os anjos anunciam a paixão de Cristo mostrndo a cruz, a lança, a esponja e os pregos;
. O fundo em ouro representa a luz do mundo divino, ela está em todas as partes e não existem sombras projetadas, tudo está nessa luz;
. Os dedos da Virgem Maria apontam para Jesus como a indicar: “Este é o Senhor Nosso Deus”;
. A sandália no pé do Menino Jesus, segura por um fio, indica que menino, diante dos instrumentos da paixão, correu para o colo de sua Mãe. Quando temos medo, podemos correr também bem depressa para Ela.
. O olhar de Nossa senhora está voltado para nós, nos desafiando a olhar para seu filho com gratidão por se deixar flagelar para nos salvar.
. Sob o manto azul escuro, Maria veste uma túnica vermelha e um vel azul claro. No começo do Cristianismo, as virgens usavam a cor azul, símbolo da pureza, e as mães a cor vermelha, que significava a caridade.
Tem muito mais coisas pra descobrir…


Santíssima Trindade


HISTÓRIA: A árvore da vida

Nícolas era um menino muito esperto, diferente das outras crianças da sua sala de aula e prestava muita atenção em todas as explicações da professora. Entre todas as coisas que ele aprendeu, da qual ele mais gostou foi a explicação sobre a vida da árvore. Ele gostou de saber que a raiz escondida no fundo da terra, alimenta e fortalece a árvore, que o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos ate as folhas, que as folhas em contato com o sol transformam os alimentos em energia e força, gerando as flores que se transformam em frutos. 
Um dia na catequese, as crianças perguntaram para a catequista:
- Como é que Deus pode ser três pessoas em uma só? 
Nicolas bem rápido respondeu, antes da catequista: 
- A Trindade de Deus é como uma árvore! 
- Como assim? – disseram as crianças. 
- Explique para nós – sugeriu a catequista. 
- Bem o Pai é o criador, aquele que sustenta a vida como a raiz de uma árvore. Sem raiz a árvore não vive, O Filho é o que salva a vida. Ele é o caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore que serve de apoio e percurso dos alimentos. O Espírito Santo é o que fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fortalecendo a árvore para que ela dê frutos. Raiz, tronco e folhas formam a árvore. Pai, Filho e Espírito Santo formam a Trindade. Os frutos das árvores são a laranja, a goiaba e muito mais. Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a doação e muito mais. 
- Muito boa explicação, Nicolas! – disse a professora. 
- É mesmo, dona Lúcia, nós precisamos da Trindade de Deus para produzir os frutos do Reino. 
- Nicolas, o Espírito Santo o inspirou. O Espírito Santo falou para nós através de você. Dona Lúcia estava admirada com a explicação de uma criança. E muito bem explicado. Então perguntou:
- Nicolas, como é que você aprendeu isso?
- Pensando em Deus, deixando Deus cochichar no meu coração. 
Nicolas tornou-se catequista e hoje é um grande apostolo de Jesus.

REFLEXÃO: O mistério da Trindade de Deus só pode ser compreendido pelos que possuem o coração de criança. Pelos que possuem a simplicidade em sua comunicação com Deus. Só Deus pode desvendar seus mistérios no coração de quem o ama acima de tudo.

26 de jun de 2012

APASCENTA MINHAS OVELHINHAS



A RCC nos convida a viver, em 2012, uma moção cujo foco está centrado no pastoreio. Isso significa que será um tempo de colocarmos mais atenção no rebanho que o Senhor nos confiou. Somos convocados a cuidar, zelar, amar e apascentar as ovelhas que pertencem ao Bom Pastor. 

Há dois pontos que precisamos entender:

1) Somos chamados a lembrar que também somos ovelhas de Jesus.

2) Somos chamados a pastorear o rebanho que o senhor nos confiou.

Se pegarmos a passagem em Jo 10,1-16 veremos que o Senhor se coloca como o bom pastor. Aquele que dá a vida por suas ovelhas, que cuida das suas feridas. Ele é o pastor e nós suas ovelhas. Precisamos entregar nossa vida nas mãos do pastor porque ele nos conhece pelo nome, nos ama e cuida de nós. Ele deixa todo o rebanho para buscar a ovelha que se perdeu. Assim como no salmo 22, Ele se coloca como aquele que conduz suas ovelhas ao melhor lugar. Aos pastos verdes e as águas refrescantes. Aquele cujo cajado é o amparo. Ainda que andes pelo vale tenebroso, não temas pois o pastor está com você.

Em Jo 21, 15-22 vemos a conversa de Jesus com Simão Pedro convocando-o a apascentar as suas ovelhas. Esse é o convite dele a cada um de nós evangelizador de crianças. Sabendo que somos amados e cuidados por Jesus, podemos apascentar as ovelhas que Ele tem nos confiado. Pedro tu me amas? Então apascenta minhas ovelhas. Essa pergunta se repete três vezes porque em seguida ele negará Cristo. Assim muitas vezes nos sentimos: pecadores, pobres, sem criatividade, sem merecer, incapazes da missão... como Pedro. Mas o Senhor quer contar conosco para proteger as ovelhas dos mercenários, do lobo, da mentira, da tristeza, das brigas, do pecado. Jesus conta conosco. Devemos orar pelas necessidades do rebanho e dar a eles aquilo que recebemos do mestre. Devemos estar com o mestre e nos encher dele, pois assim transbordaremos para suas ovelhas. Se no ano passado fomos convidados a encher nossas redes, hoje somos convidados a cuidar dos que pescamos. Pedro deixou tudo e se tornou pescador de homens e depois ganhou a missão de apascentar as ovelhas de Jesus. Esse Pedro hoje é cada um de nós.


Para finalizar precisamos entender que o Grupo de Oração é o lugar onde nossas ovelhas precisam ser tratadas, acolhidas e amadas. A Igreja é o aprisco onde nos reunimos com o rebanho do Senhor. É lugar de proteção contra as investiduras do lobo ou do mercenário. É o lugar onde o Espírito Santo age. Portanto não devemos ir para o grupo sem rezar, sem preparar, sem deixar o Espírito Santo conduzir nossas orações e ações. 

Pregação sobre anúncio querigmático


Querigma – Primeiro anúncio – falar do amor de Deus, do pecado, da salvação ganha por Jesus, da fé e conversão, do Espírito Santo e da vida em comunidade.


No documento Redemptoris missio, nº44 podemos ver que "Querigma é a proclamação vigorosa de Jesus morto e ressuscitado.” 

Qual é a meta do anúncio Querigmático? Um encontro pessoal com Jesus pela fé e pela conversão e proclamação de Jesus como Senhor e Salvador.

O que nos diz o documento de Aparecida?

Doc. Aparecida nº226a – Em nossa igreja temos que reforçar quatro eixos: a) a experiência religiosa – Em nossa Igreja devemos oferecer a todos os fiéis um encontro pessoal com Jesus Cristo, uma experiência religiosa profunda e intensa, um anúncio querigmático e o testemunho pessoal dos evangelizadores, que leve a uma conversão pessoal e a mudança de vida integral.” Mudança de vida é conversão.

Doc.Aparecida nº278a - “O Querigma não é somente uma etapa, mas o fio condutor de um processo que culmina na maturidade do discípulo de Jesus Cristo. Sem o Querigma, os demais aspectos desse processo estão condenados a esterilidade, sem corações verdadeiramente convertidos ao senhor. Só a partir do Querigma acontece a probabilidade de uma iniciação cristã verdadeira. Por isso, a Igreja precisa tê-lo presente em todas as suas ações. ”

Doc.Aparecida nº279 – “A formação obedece a um processo integral, ou seja, compreende várias dimensões, todas harmonizadas entre si em unidade vital. Na base dessas dimensões está a força do anúncio querigmático. O poder do Espírito e da palavra contagia as pessoas e as faz escutar Jesus Cristo, a crer nele como seu Salvador, a reconhecê-lo como quem dá pleno significado as suas vidas e a seguir seus passos. O anúncio se fundamenta no fato da presença de Cristo Ressuscitado hoje na Igreja, e é fator imprescindível do processo de formação de discípulos e missionários. ”

Doc. Aparecida nº289 – “Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação cristã que comece pelo Querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve á conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão.” 

Bom já sabemos o que é o Querigma e como é importante falarmos dele. Aí vem o problema: como pregar isto para as crianças?

Como nos propõe o Doc. Aparecida nº441 f e o 446 d devemos estudar e considerar as pedagogias adequadas para a educação na fé das crianças... e ...implementar uma catequese atrativa para os jovens que os introduza no conhecimento do mistério de Cristo... Em outras palavras, devemos aperfeiçoar o nosso jeito de trabalhar com as crianças e os jovens buscando recursos que facilitem seu encontro com Cristo. Pensando nisto, o projeto Talita Cumi criou o Querigma das cores para crianças, onde cada cor representa um tema a ser trabalhado. O que a gente propõe é usar dos mais variados recursos pedagógicos para que as crianças entendam o significado de cada tema e tenham um encontro pessoal com Jesus. pode-se usar histórias de varal, músicas, fantoches, teatros,brincadeiras, gincanas e tudo mais que sua imaginação mandar.

Vamos lembrar os temas do Querigma e as cores utilizadas:

O amor de Deus (amarelo)
O pecado (preto)
Jesus salvador (vermelho)
Fé e conversão (verde)
Espírito Santo (branco)
Comunidade (azul)


Vale ressaltar que:

“ Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista (ou evangelizador) no processo da catequese (evangelização). A alma de todo método está no carisma do catequista (evangelizador), na sua sólida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizando (as crianças), na sua competência quanto aos conteúdos, ao método e á linguagem. “O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, e das pessoas entre si e com a comunidade.” (A caminho do DNC no. 197)


QUERIGMA DAS CORES



ORIENTAÇÃO AOS EVANGELIZADORES DE CRIANÇAS

A Paz do Menino Jesus
“Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo: Tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces a Sagrada Escritura e sabes que ela tem o poder de comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo”
(2Tm 3,14-15).

Quando A Palavra de Deus diz que “desde a infância conheces a Sagrada Escritura”, confirma que a evangelização é tarefa de toda a vida.

São Tarcísio, Santa Agnes, Santa Teresinha, São Domingos Sávio e os Santos Inocentes testemunharam que a santidade é possível aos pequeninos.

A criança é capaz de acolher a Deus desde o ventre materno. João Batista é um bom exemplo disso, pois ele, percebendo a presença de Jesus, estremeceu no ventre de sua mãe.

Maria, em Lourdes e Fátima, escolheu crianças para comunicar a toda humanidade sua mensagem de paz. Isso nos ajuda a mudar nossa visão sobre a criança, percebendo-a não como um ser somente capaz de receber informações, mas também como um agente transformador da sociedade. A criança deve ser vista como sujeito da história (a exemplo de Samuel), capaz de anunciar o Reino de Deus.

I - DEMONSTRAR AMOR É A PRIMEIRA FORMA DE EVANGELIZAR

18 de jun de 2012

Encontros do Ministério para Crianças


Irmãos, a paz de Jesus!
Agora os dois encontros do Ministério estão com os locais confirmados, segue as informações e as fichas:

1. Encontro de Formação de Servos do Ministério para Crianças.

Estudaremos a apostila “Ministério para Crianças – Módulo de Serviço” de Hyde Flávia Lobato Marinho Dias e Miles Alexander de Almeida Elias.
Este encontro é para todos os que estão iniciando no ministério, ou os que estão já realizando um trabalho com crianças, mas não um Grupo de Oração Infantil. É para quem nunca fez nenhuma formação/encontro do Ministério para Crianças. Esta formação é aberta para catequistas, Infância Missionária, Pastoral da Criança, professores, pais e a quem mais interessar.
Quem ministrará essa formação será a Cíntia, de S. José dos Campos, e eu.


Dias 28 e 29 de julho de 2012 (início às 7h30 do dia 27 e término às 17h do dia 28)

Inscrições até dia 13 de julho – R$ 30,00
A partir do dia 14 de julho – R$ 40,00
Neste valor está incluída a apostila + acomodação e alimentação.

Levar colchonete, Bíblia, caneta e caderno para anotações.

Local: E.E. Djalma Forjaz - Rua Nelson Pereira Lopes, 557 - Porto Ferreira/SP


Confirmação de presença e pagamento: no escritório da RCC ou através de depósito no Banco ITAÚ - Agência 0279 - Conta Corrente 47632-9 – Comissão Diocesana Renovação Carismática Católica (enviar comprovante de depósito com nome do(s) participante(s) por fax (19) 3441.5329 ou por e-mail.

Informações:  (19) 3039.8478 (tia Paula) / tiapaulalimeira@yahoo.com.br




Clique na imagem para ampliar


2. Aprofundamento sobre Cura Interior e Efusão do Espírito Santo com Crianças.

Neste aprofundamento as coordenadoras nacional e estadual do Ministério para Crianças estarão conduzindo o encontro, onde seremos orientados sobre como realizar oração de cura interior e oração de efusão do Espírito Santo com crianças. Este encontro é muito interessante e eu diria até mesmo NECESSÁRIO para todos os que estão no Ministério de Oração por Cura e Libertação e realizam orações em seus grupos de oração, pois muitas vezes oram por crianças.
Este é um RETIRO, ou seja, ficaremos no local durante todo o encontro, evitaremos celulares e computadores e somente irão dormir em casa aqueles que não puderem mesmo ficar durante todo o final de semana. Pessoas de vários estados do Brasil já estão confirmando suas inscrições, que serão limitadas a apenas 80 vagas.

Dias 24 a 26 de agosto de 2012 (início às 19h30 do dia 24 e término às 16h do dia 26)

Inscrições até dia 10 de agosto – R$ 35,00
A partir do dia 11 de agosto – R$ 45,00
Neste valor estão incluídas acomodação e alimentação.

Levar colchonete, Bíblia, caneta e caderno para anotações.

Local: Comunidade Bom Jesus em Limeira – Av. Rio Claro, s/nº - Jd. Santana – Limeira/SP

Confirmação de presença e pagamento: no escritório da RCC ou através de depósito no Banco ITAÚ - Agência 0279 - Conta Corrente 47632-9 – Comissão Diocesana Renovação Carismática Católica (enviar comprovante de depósito com nome do(s) participante(s) por fax (19) 3441.5329 ou por e-mail.

Informações:  (19) 3039.8478 (tia Paula) / tiapaulalimeira@yahoo.com.br


                                           Clique na imagem para ampliar


6 de jun de 2012

A paz, querida família do Ministério para Crianças!


A paz, querida família do Ministério para Crianças!



Nos dias 11, 12, 13 e 14 de julho teremos o primeiro congressinho mundial!!! Estamos esperando mais de 300 crianças de todo o mundo nesse evento. Por isso venho pedir à nossa amada família, que são vocês de todo nosso estado, que nos ajude a arrecadar R$ 50,00 (cinqüenta reais) por diocese para comprar os sucos, guardanapos e copinhos para as crianças. Se conseguirem mais, agradecemos, pois os materiais comprados que sobrarem vão ser doados para as crianças do Marajó.
Por isso, família, vamos nos unir!!! Lembre-se que ajudando essas crianças é ao Menino Jesus que estão fazendo!!!

Conta para depósito:

Banco Itaú
Agência: 6345
Poupança: 11801-9
Cintia Cristina Botelho


POR FAVOR, CONFIRME O DEPÓSITO ATRAVÉS DO E-MAIL:
cintiakids@gmail.com

2 de jun de 2012

Aos evangelizadores infantis



Amados irmãos evangelizadores de crianças da Diocese de Limeira, estou com muita saudade de vocês!
Sei que estive ausente e distante de vocês... Depois de passar por uma “tempestade” em minha vida e olhar o ministério para crianças da nossa Diocese percebi que tinha acontecido aquilo que a Palavra fala: ferido o pastor, as ovelhas se dispersaram (conferir em Mt 26, 31). Mas agora chegou a hora de retomarmos nossos trabalhos e a promessa do Senhor para nós é esta: “Assim diz o Senhor Deus: Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio das suas ovelhas que se haviam dispersado, Eu também contarei as minhas ovelhas e reuni-las-ei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros.” Ez 34, 11-12
Que assim seja!

E o Senhor já está cumprindo o que prometeu nos honrando com dois maravilhosos encontros nos próximos meses!

O primeiro é um Encontro de Formação de Servos do Ministério para Crianças.  
Estudaremos a apostila “Ministério para Crianças – Módulo de Serviço” de Hyde Flávia Lobato Marinho Dias e Miles Alexander de Almeida Elias.  
Este é para todos os que estão iniciando no ministério, ou os que estão já realizando um trabalho com crianças, mas não um Grupo de Oração Infantil. A partir deste encontro as sementes de novos Grupos de Oração de crianças (GOC) serão lançadas em toda a Diocese de Limeira.
A meta é que até o final de 2014 pelo menos 50% dos Grupos de Oração de adultos tenha também um GOC.
Quem ministrará essa formação será a Cíntia, de S. José dos Campos, e eu.
Dias 27 e 28 de julho de 2012 (início às 7h30 do dia 27 e término às 17h do dia 28)
Inscrições até dia 13 de julho – R$ 30,00
A partir do dia 14 de julho – R$ 40,00
Neste valor está incluída a apostila + acomodação e alimentação.
Levar colchonete, Bíblia, caneta e caderno para anotações.
Local: Araras (a confirmar)

O segundo é um Aprofundamento sobre Cura Interior e Efusão no Espírito Santo com Crianças.  Neste aprofundamento as coordenadoras nacional e estadual do Ministério para Criaças estarão conduzindo o encontro, que será aberto para todos os que quiserem participar de qualquer cidade ou estado, nossa diocese estará acolhendo os irmãos de várias partes do país!
Este é um RETIRO, ou seja, ficaremos no local durante todo o encontro, evitaremos celulares e computadores e somente irão dormir em casa aqueles que não puderem mesmo ficar durante todo o final de semana.
Dias 24 a 26 de agosto de 2012 (início às 19h30 do dia 24 e término às 16h do dia 26)
Inscrições até dia 10 de agosto – R$ 35,00
A partir do dia 11 de agosto – R$ 45,00
Neste valor estão incluídas acomodação e alimentação.
Levar colchonete, Bíblia, caneta e caderno para anotações.
Local: Comunidade Bom Jesus em Limeira (a confirmar)

Ninguém é obrigado a participar dos dois encontros, mas aqueles que queiram e não podem pagar as duas inscrições, entrem em contato comigo para que possamos encontrar uma solução.

Deixemo-nos apascentar por Nosso Senhor Jesus Cristo primeiro para depois podermos apascentar as Suas ovelhinhas!

Que o bom e misericordioso Deus nos abençoe!

Estou à disposição de vocês para qualquer dúvida.


Ana Paula Brito Generoso
Coordenadora Diocesana do Ministério para Crianças RCC Limeira/SP