30 de nov. de 2010

Presépio Espiritual


Vou preparar meu coração para chegada do Menininho Jesus, quem quer fazer esse propósito comigo?!?!?! 

Poderíamos nos unir em oração fazendo e oferecendo o Presépio Espiritual e mais um Pai Nosso (para que também os irmãos de outras igrejas façam junto) pelas crianças do mundo inteiro e em especial pelas crianças... (aqui você coloca a sua intenção). 

Quem quiser participar deixa seu nome e sua intenção aqui em baixo, em COMENTÁRIOS. Vou anotar tudo num papel e levar os nomes e as intenções para oração na Missa de Natal do dia 25.

Bom, minha intenção é pelas crianças do mundo inteiro, em especial as crianças que tiveram sua infância roubada pela sensualidade.


Vamos lá! 


**********************************

1º Dia (01/12)

O ESTÁBULO

Frequentemente, durante o dia, ofereça o seu coração ao Menino Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a Sua casa. 

– Querido Jesus, tomai o meu coração e fazei-o manso e puro.

P. S .- Todos nós somos pecadores. A beata Alexandrina de Balazar, como todos nós, pecava todos os dias. Quando acordava, sentia que Jesus, ao entrar no seu coração, ao vê-lo todo desarrumado devido aos pecados cometidos no dia anterior, o arrumava, e ela ouvia o barulho fruto dessa arrumação que Jesus fazia diariamente.

29 de nov. de 2010

Salmo 22, 1



Figuras de Natal para colorir














Os doze apóstolos


O que significa a Coroa do Advento?

A vela sempre teve um significado especial para o homem, sobretudo, porque, antes de ser descoberta a eletricidade, ela era a vitória contra a escuridão da noite. À luz de velas São Jerônimo traduzia a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, nas grutas escuras de Belém, onde Jesus nasceu.

Em casa, à noite, quando falta a energia, todos correm atrás de uma vela e de um fósforo, ainda hoje.

Acender velas nos faz lembrar também a festa judaica de “Chanuká”, que celebra a retomada da cidade de Jerusalém pelos irmãos macabeus das mãos dos gregos do rei Antíoco IV.

Antes da Era Cristã os pagãos celebravam em Roma a Festa do deus Sol Invencível (Dies solis invicti) no solstício de inverno, em 25 de dezembro. A Igreja sabiamente começou a celebrar o Natal de Jesus neste dia, para mostrar que Cristo é o verdadeiro Deus, o verdadeiro Sol, que traz nos seus raios a salvação. É a festa da luz, que é o Cristo: “Eu Sou a Luz do mundo” (Jo 12, 8). No Natal desceu a nós a verdadeira Luz “que ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1, 9).

Na chama da vela estão presentes as forças da natureza e da vida. Cada vela marca um ano de nossa vida no bolo de aniversário. Para nós cristãos simbolizam a fé, o amor e o trabalho realizado em prol do Reino de Deus. Velas são vidas que se imolam na liturgia do amor a Deus e ao próximo. Tudo isso foi levado para a liturgia do Advento. Com ramos de pinheiro uma coroa com quatro velas prepara os corações para a chegada do Deus Menino.

Nestas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.

A coroa é o primeiro anúncio do Natal. O verde é o sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus por nós, que se manifesta de maneira suprema no nascimento do Filho de Deus humanizado.
A coroa é composta de quatro velas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. O círculo não tem começo nem fim, é símbolo da eternidade de Deus e do reinado eterno do Cristo. A cada domingo acende-se uma delas.


As quatro velas do Advento simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo
No primeiro domingo do Advento, acendemos a primeira vela que simboliza o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu à mansão dos mortos para dar-lhes o perdão. 

No segundo domingo, a segunda vela, acesa com a primeira, representa a fé dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó, que creram na Promessa da Terra Prometida, a Canaã dos hebreus; dali nasceria o Salvador, a Luz do Mundo. 

A terceira vela acessa, com as duas primeiras, simboliza a alegria do rei Davi, o rei que simboliza o Messias porque reuniu sob Seu reinado todas as tribos de Israel, assim como Cristo reunirá em si todos os filhos de Deus. É o domingo da alegria. Esta vela tem uma cor mais alegre, o rosa ou roxo claro. 

A última vela simboliza os profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria. É a vela branca.

Tudo isso para nos lembrar o que anunciou o profeta:

“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor” (Is 11,1-2).

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3. Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos” (Is 9,1-6).

É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: “Escola da Fé” e “Trocando Ideias”.

Nascimento de Jesus para colorir (+ figuras!)


28 de nov. de 2010

Convite

É com muita alegria que o Grupo de Oração Menino Jesus da Paróquia Menino Jesus - Limeira, convida toda comunidade Limeirense e demais cidades para assistirem a peça teatral campal " O NASCIMENTO DO MENINO JESUS" no dia 02 de Dezembro (quinta-feira) a partir das 19:30hrs, na Paróquia Menino Jesus. Participação da Comunidade Bom Jesus da Paróquia São Benedito.
 
Logo após o teatro, teremos um musical com os "MARIANOS"
Pedimos a colaboração de todos para a divulgação deste evento à seus amigos e conhecidos.
 
Agradecemos de coração a todos que comparecerem e prestigiarem mais este evento.
 
 
Luciana e Acácio
Coord. Grupo de Oração Menino Jesus

27 de nov. de 2010

Os 30 'quês' de uma pessoa madura na fé

Estamos num mundo completamente pluralista, por isso precisamos nos tornar verdadeiros especialistas em matéria de fé e conversão. Se não for dessa forma, os cristãos “mais ou menos” não vão resistir; daí a necessidade de um amadurecimento real e concreto na fé.
O Projeto Nacional de Evangelização (2004 – 2007) diz que é preciso ter e levar os outros ao encontro pessoal com Jesus, pois só assim vamos nos tornando maduros na fé, que nada mais é do que sermos crianças nas mãos de Deus. Livres da maturidade somente humana que questiona tudo vamos a caminho de sermos verdadeiros cristãos com coluna vertebral.
Textos-base para um aprofundamento e um exame de consciência a respeito da nossa fé: 1 Cor 3, 1-9; Heb 5, 12-14; Ef 4, 11-15.
A pessoa que tem uma fé vivida de forma madura com Deus é uma pessoa:
01 – Que escolhe inteiramente por Deus.
02 – Que sabe discernir a Vontade de Deus.
03 – Que faz a Vontade de Deus até o fim.
04 – Que vive o Evangelho sem questionamentos.
05 – Que é livre em Deus.
06 – Que sabe obedecer.
07 – Que sabe reconhecer os sinais do tempo.
08 – Que vive uma individualidade e não um individualismo.
09 – Que é capaz de viver a alteridade.
10 – Que vive uma fé com obras.
A pessoa que tem uma fé vivida de forma madura com o próximo é uma pessoa:
01 – Que pergunta, sem duvidar do próximo.
02 – Que vive a fé com o próximo.
03 – Que consegue se adaptar com o diferente.
04 – Que se alegra com o crescimento do próximo.
05 – Que reconhece o outro por também ser um filho de Deus.
06 – Que sabe o seu papel na sociedade.
07 – Que contagia o próximo com a santidade.
08 – Que tem como única competição amar mais o próximo.
09 – Que ama com caridade.
10 – Que é original na fé e na opinião.
A pessoa que tem uma fé vivida de forma madura consigo é uma pessoa:
01 – Que tem autonomia na fé.
02 – Que é perseverante, mesmo no sofrimento.
03 – Que se engaja e se compromete.
04 – Que é especialista no que faz.
05 – Que é como para-raios na intercessão.
06 – Que conhece a própria verdade.
07 – Que assume as experiências vividas.
08 – Que sabe receber elogios e também as críticas.
09 – Que sabe falar, mas também escutar.
10 – Que se deixa trabalhar no temperamento pelo Espírito de Deus.


Padre Anderson Marçal
http://blog.cancaonova.com/padreanderson

24 de nov. de 2010

Novena de Natal para Crianças II

Novena de Natal para Crianças

(do blog da Sheila)

1º Dia da Novena:

“O Senhor vai chegar e não vai demorar: Que o nosso coração seja bom, para que os pobres possamos ajudar”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Separar um dos meus brinquedos para doar a uma criança que não tem como comprar.



2º Dia da Novena:“Alegrem-se todos adultos e crianças, é Jesus que vem, nos trazer amor e esperança”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Hoje vamos limpar o coração: vamos pedir desculpas para as pessoas que nós deixamos tristes neste ano.



3º Dia da Novena:
“A promessa de Deus se cumpre: De uma linda virgem nascerá o nosso Senhor, é Deus Conosco, Jesus meu Salvador”
Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao PaiTarefa: Escrever e distribuir bilhetes, emails, twitter, cartazes dizendo: Está chegando o Natal! Jesus nasceu por amor a você!



4º Dia da Novena:“Ó Deus, dá-me um coração puro, para nele nascer o Salvador”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Procurar uma foto bonita de um presépio, colar na porta da sua casa, para todos lembrarem que Natal, é com Jesus.



5º Dia da Novena:“Deus convidou Maria para ser a mãe de Jesus, e ela aceitou! ‘Faça-se em mim a vontade de Deus’, foi o que ela falou”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Encontre uma imagem de Maria, mãe de Jesus, coloque um bilhetinho aos seus pés dizendo: “Maria, mãe querida ajudai-me a fazer sempre a vontade de Deus, Amém!”.



6º Dia da Novena:“Quando Isabel ouviu a voz de Maria, o bebê pulou em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Pesquise na Bíblia quem é o Espírito Santo e o que Ele faz em nós. (At 2, 1-4).



7º Dia da Novena:“Ó Jesus, Rei e Senhor das Nações, vinde salvar a todos nós, e morar em nossos corações”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Hoje você pode visitar um doente, ou algum idoso no asilo ou perto da sua casa. Leve para ele a palavra da nossa novena de hoje: “Jesus, Rei e Senhor das Nações, vinde salvar a todos nós!”.



8º Dia da Novena:“Está chegando o dia do aniversário de Jesus! Louvemos com alegria, Ele é vida, Ele é luz!”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Pesquise sobre a história do primeiro presépio, quem fez e como foi.




9º Dia da Novena:(para fazer dia 24 de dezembro em família, na noite de Natal)“Nesta noite cantaremos com louvor: Nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, nosso Senhor”Rezar: 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai
Tarefa: Prepare hoje um presente para Jesus! O que você quer dar ao aniversariante?


23 de nov. de 2010

Vamos fazer bichinhos com rolos de papel higiênico?

Encontrei esses moldes para trabalhos com rolos de papel higiênico, ótima dica para aquelas atividades de escola ou também para distrair as crianças nas férias escolares, catequese, grupinho de oração!  
Se vc olhar bem os moldes, ele também serve para trabalhos em e.v.a ou feltro pois o que muda é apenas o material que vc vai usar.
E com um pouquinha mais de criatividade vc pode adaptar esse mesmo molde para trabalhos com garrafa PET.





Espero que gostem de mais essa dica que achei AQUI!!

Encontros de Catequese / Troféu Talita Cumi

A Sheila, do blog ENCONTROS DE CATEQUESE, postou vários encontros, estão MARAVILHOSOS!!!!























Aproveito para oferecer a ela o 2º TROFÉU TALITA CUMI!!!
Além do ENCONTROS DE CATEQUESE, ela também tem um outro blog bem legal: SEMEANDO CATEQUESE, vai lá, deixa um comentário pra Sheila, que ela merece!!!

Deus lhe abençoe, Sheila!!!!


22 de nov. de 2010

Envie seu protesto a Fundação Oswaldo Cruz, contra a despenalização do Aborto



Envie seu protesto a Fundação Oswaldo Cruz, contra a despenalização do Aborto

 De acordo com uma publicação no Diário Oficial da União, o Governo Federal assinou um Termo de Cooperação com a Fundação Oswaldo Cruz destinado a Estudo e Pesquisa sobre a Despenalização do Aborto no Brasil, até 04/02/2011.

Clique aqui e veja como se manifestar. 

Contamos com sua participação neste protesto contra mais esse ataque contra a vida.
_________________________
Atenciosamente,
Edson Carlos de Oliveira
Campanha Nascer é um Direito
Associação dos Fundadores
http://www.nascereumdireito.org.br

Vamos fazer um terço de E.V.A.?

A Soninha e o Cláudio Borges fizeram uns tercinhos junto com as crianças da catequese da Comunidade São José do Tabor, localizada na Zona Leste de São Paulo e mandaram as fotos com o passo-a-passo pra gente fazer também!


Material utilizado:
E.V.A.
Tesoura
Agulha
Fitilho




(Dá pra usar fio de silicone ou fio de nylon no lugar do fitilho)



























Acho que está bem claro, né?

Louvado seja Deus por esse casal que tanto tem se dedicado à evangelização das crianças na coordenação da Catequese da Comunidade São José do Tabor junto com o Pe. Paulo Roberto, a Sandrinha e o Renato! Obrigada por partilhar esse passo-a-passo com a gente!
Que Deus os abençoe!