25 de ago. de 2010

Práticas de Jejum

Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal, mas, pelo contrário, lhes faça bem.
Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.
Abordamos aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum, trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para Jejum da Igreja

Jejum da Igreja
Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.
Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.
O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição – almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.
Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.
O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de “beliscar”, de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer “uma coisinha”. Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.
Para quem é disciplinado – e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos “bravos”! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como “a gente” se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum.
Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.

Jejum a Pão e Água
Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais. Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrato: é preciso evitar isso. Nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.
É melhor ir comendo aos poucos durante todo o jejum. Você vai perceber que, nesse dia, o pão adquire um novo sabor. Também se deve beber água várias vezes no decorrer do dia. O organismo precisa de água. Por isso, tome água, mesmo que você não tenha sede.
O principal desse tipo de jejum é que você só coma pão e beba apenas água.

Jejum à Base de Líquidos
O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina. Tratando-se de líquidos, temos uma grande variedade de opções e de combinações possíveis; todas elas nos mantêm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum.
É recomendável passar o dia tomando chá. Existem vários tipos de chá, podendo-se escolher. Desde que seja quente e com um pouco de açúcar ou mel, o chá alimenta e mantém o estômago aquecido, o que é muito bom. Quem não puder usar açúcar nem mel, pode usar adoçante ou tomar chá puro; fazendo assim estará se privando da glicose, que é alimentícia, mas conservará as vantagens do chá e do calor. Mas, se preferir, você poderá tomá-lo frio ou gelado, especialmente no verão.
Laranjada, limonada e sucos de fruta também são indicados para esse dia. O mesmo acontece com os sucos de legumes, como cenoura e beterraba, e de verduras. Veja bem: tome suco, não vitamina. Combinando-se frutas, legumes e verduras, as possibilidades aumentam bastante. Os vários sucos, adoçados ou não com açúcar, mel ou adoçante, são sempre alimentícios, deixando o corpo leve para a oração e para as outras atividades intelectuais ou físicas.
Outra boa opção para esse tipo de jejum é a água de coco, que é completa, já tendo tudo para nos manter hidratados e alimentados. Especialmente para quem tem a sorte de viver nos lugares onde há coqueiros, um jejum a base de água de coco é excelente. Não existe melhor hidratante. Qualquer pessoa, mas em especial os idosos e os doentes, pode fazer um jejum muito saudável à base de caldos. Tal como os sucos, os caldos também apresentam um grande variedade.
Observe, no entanto, que estou me referindo a caldos, e não a sopas e canjas, embora se possa fazer caldo de frango e até de carne. O que importa é que o caldo é líquido e tem como vantagens ser nutritivo e quente, além de conter sal.
Especialmente em dias frios, os caldos são uma ótima maneira de fazer jejum, pois com eles temos garantida a ingestão das calorias necessárias às nossas atividades, espirituais em particular.

O Jejum Completo
Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água.
É recomendável que, antes de experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino. No jejum completo, é fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a seco, isto é, sem tomar água, especialmente quando não se tem um bom treinamento. Mas é possível fazer jejum sem ingerir mesmo água? Sim, como eu já disse, é possível. Porém só as pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.
É fundamental ter em mente que não estamos nos submetendo a um teste de resistência.
Não precisamos provar nada a ninguém: nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir à Graça da contemplação, da intercessão a da Unção do Espírito Santo. Como dissemos acima, nosso organismo precisa de água. Ele necessita estar bem hidratado para agir e reagir no campo espiritual. E como o nosso jejum se destina a combatentes que batalham por Deus na dimensão espiritual, tome água várias vezes ao dia quando praticar o jejum completo. Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com sabedoria.
Nossa intenção não é bancar os heróis.
Repito: não temos de provar nada a ninguém, nem a nós e nem mesmo ao Senhor.

Observações Finais
Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã. Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.
Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora, dor de cabeça não é o objetivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando.
É bom que você tome tranqüilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, você fica livre dos ácidos do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.
Se você não quer mesmo comer nada, ou é daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos beba alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum.
O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.
Você provavelmente é uma das muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo.
Deus abençoe o seu jejum!
Essa matéria foi tirada do livro “Práticas de Jejum” escrito pelo Pe. Jonas Abib!!!

23 de ago. de 2010

Abre o olho, galera!!! Halloween não é cristão


Eu sei que pode parecer loucura tudo que vou falar aqui, mas é importante que você leia e assim fique um pouco por dentro do que siginifica a “festa” da noite das bruxas, ou halloween que a cada dia se torna mais popular.
Essa festa é muito antiga e teve origem no termo irlandês “All hallow’s eve”, que quer dizer “véspera do dia de Todos os Santos”, pois no dia 1º de novembro celebra-se essa festa. O problema é que esta data coincidia com uma comemoração dos povos celtas, onde viviam os druidas que acreditavam que na noite do dia 31de outubro que marcava o final do verão e a última colheita do ano, os mortos voltavam nas casas para pedir comida.*
O costume da festa foi trazida há muito tempo atrás para os EUA pelos Irlandeses, que fugiam de uma difícil situação que seu país enfrentava, só que o cinema Hollywoodiano passou a dar a essa festa uma outra conotação e transformou-a num verdadeiro “carnaval do terror”, onde desfilam fantasmas, esqueletos, vampiros, bruxas e monstros e isso fez com que se gerasse um enorme consumismo ao redor dessa data. Porém para nós que somos cristãos e moramos no Brasil, essa não é a melhor forma de se comemorar o dia dos santos, primeiro porque não faz parte da nossa cultura, mas é algo copiado dos Estados Unidos, nós temos nossa própria cultura que é linda e precisamos ser mais autênticos e não ficar aceitando tudo que vem de fora sem saber se isso é realmente bom para nós. Segundo porque o ocultismo e o satanismo estão por trás de cada uma dessas figuras assombrosas, das quais as pessoas se vestem. Nós, cristãos, acreditamos na ressurreição e não em mortos que voltam para aterrorizar os vivos. Terceiro: Jesus nos deu exemplo de bondade e amor, sendo assim, é facil perceber que não é legal exigir doces dos outros para não que não lhe causemos algum encômodo (travessuras), nós precisamos amar de graça e abandonar qualquer atitude má.
Tudo isso parece um “remar contra a maré”, mas a gente precisa fazer a diferença! Não é pra deixar de fazer festa, porque o cristão precisa ser alguém alegre, mas podemos encontrar outras formas de comemoração. É importante saber o que vamos comemorar: o DIA DOS SANTOS, que foram grandes homens e mulheres que souberam colocar Deus no centro de sua vida e são exemplos para nós. Por isso fique atento a essas dicas:
Algumas escolas realizam a FESTA DOS SANTOS onde cada criança escolhe um santo de devoção e se veste como ele, aí tem um desfile dos santos, aqueles que estiverem melhor caracterizados ganham prêmios, as crianças comem, dançam e se divertem pra valer.
No México muitas familias e instituições trocaram a festa do Haloween pela Festa da primavera, onde os principais disfarces são de anjos , santos e princesas.
Em Paris nasceu em 2003 uma ideia bem da hora. Os jovens saem às ruas festejando e testemunhando sua fé, essa festa recebeu o nome de HOLYWINS, que quer dizer “A SANTIDADE VENCE”. No brasil o Holywins já contece em Porto Alegre-RS e nesse ano será uma festa que vai desde as 15:00h do dia 31 até as 6:00 da manhã do dia 1º de novembro, com shows, santa missa, vigilia, uma grande festa.*
Outra ideia é que a galerinha saia pelas ruas da vizinhança fazendo alguma boa ação, ao tocarem a campainha podem entregar um desenho, uma poesia, uma oração, um cartão ou mesmo um doce, “há mais alegria em dar do que em receber”.
Portanto, galera, você pode festejar sim, é só ser criativo ou então pegar uma dessas ideias que a gente deu aqui e colocar em prática. A santidade é nossa meta. Bem da Hora é ser de Deus!!
* ocultismo: doutrina, princípios ou práticas das “ciências ocultas” (como magia, alquimia, astrologia e comunicação com os mortos) que vai totalmente contrário a doutrina cristã.
* Holywins: visite o site http:/www.holywins.com.br/

HALLOWEEN? TÔ FORA!

GRANDES ABÓBORAS VAZIAS ILUMINADAS EM SEU INTERIOR, FIGURAS ESTRANHAS COM RISADAS ASSUSTADORAS, BRUXAS… TUDO ISSO É HALLOWEEN, UMA MODA, UMA FESTA, UM NOVO COSTUME QUE SURGIU DEVIDO A INFLUÊNCIA DE FILMES E QUE É COMEMORADA NO DIA 31 DE OUTUBRO.
A PALAVRA “HALLOWEEN” SIGNIFICA “DIA DA COLHEITA. NESSE DIA, AS CRIANÇAS SE FANTASIAM E SAEM EM GRUPOS PEDINDO DOCE OU TRAVESSURAS. COMO CATÓLICOS E CRISTÃOS, ESSA É UMA ATITUDE QUE NÃO TEM A VER COM NOSSA FÉ, POIS DEUS QUER QUE SEJAMOS A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. ELE NÃO QUER QUE SEJAMOS PARECIDOS COM BRUXAS E MONSTROS.

UMA OPÇÃO DIFERENTE

PODEMOS COMEMORAR DE FORMA DIFERENTE O HALLOWEEN COM A FESTA DE TODOS OS SANTOS, MANTENDO OS ELEMENTOS BONS E POSITIVOS. AO INVÉS DE FALARMOS DE MORTE E ESCURIDÃO, PODEMOS FALAR DE VIDA E LUZ, TROCANDO O TERROR E O MEDO PELA ALEGRIA, A VIOLÊNCIA PELA PAZ, OS SUSTOS E AS CHANTAGENS PELO RESPEITO E PELA ENTREGA.
SE TODOS OS CRISTÃOS INCENTIVAREM ESSA IDÉIA, CELEBRAREMOS A CADA ANO COM MUITA ALEGRIA A “FESTA DE TODOS OS SANTOS”.

19 de ago. de 2010

Jesus: O Capitão - Clip do cantinho da Criança




“JESUS: O CAPITÃO”

AUTOR: PITTER DI LAURA

JESUS: O CAPITÃO DO EXÉRCITO DO PAI
SE EU GRITAR SEU NOME, ELE VEM PRA ME SALVAR

QUANDO ESTOU CHORANDO, ELE ME ESCUTA

QUANDO ESTÁ DIFÍCIL, ELE ME AJUDA

QUANDO ESTOU SOZINHO, ELE ME AMA

E LEVA A TRISTEZA PRA LONGE DE MIM!




Do CD Um Lugar Bem Legal

Ele fez tudo - Clip do cantinho da Criança




MÚSICA: ELE FEZ TUDO

AUTOR: PITTER DI LAURA

O PAPAI DO CÉU CRIOU TUDO
O PAPAI DO CÉU CRIOU O MUNDO

O PAPAI DO CÉU CRIOU TUDO
O PAPAI DO CÉU CRIOU O MUNDO

LÁ LALALA LAIÁ LAIÁ
LÁ LALALA LAIÁ LAIÁ
LÁ LALALA LAIÁ LAIÁ
LÁ LALALA LAIÁ LAIÁ

AS AVES DO CÉU, OS PEIXES DO MAR
AS PLANTAS E AS FLORESTAS
A LUA E O SOL
O FRIO E O CALOR
E MUITAS COISAS BELAS

CRIOU TAMBÉM EU E VOCÊ
CRIOU TAMBÉM EU E VOCÊ

Do CD um lugar bem legal- cantinho da Criança

Creio - Clip do Cantinho da Criança




CREIO
Autor: Pitter Di Laura
Eu creio no Deus que é Pai
Eu creio no Deus que é Filho
Eu creio no Deus que é Espírito Santo
Eu creio no Deus de amor
O Pai criou o céu, a terra e o mar
O Filho veio ao mundo pra salvar
O Espírito nos enche de amor
De amor…
De amor…

Sai Pecado - Clip do Cantinho da Criança

18 de ago. de 2010

Coroinha do Menino Jesus na Lojinha Virtual

Em isopor - aproximadamente 85cm

Acompanha o livrinho com a Oração da Coroinha do Menino Jesus

R$ 30,00 (frete já incluído)

17 de ago. de 2010

Que fruta você é?


PESSOA BANANA-Tem uma fé tão pequenina que não pode transmitir para seus filhos. Suas sementes não servem para dar novo fruto.
PESSOA ABACATE
- Tem uma fé enorme! No entanto a fé e a vida não se misturam a semente fica separada da polpa por uma menbrana.
PESSOA ABACAXI
- Pessoas que "arranham" e "machucam" ao 1º toque. Depois podem se tornar doce, mas como o passar do tempo descobrimos que o abacaxi; não tem sementes, não tem fé. São vazias.
PESSOA CAJU- É aquela que quer batizar ou casar, sem preparação e sem participar da comunidade. Alegam que a mãe ou a avó rezam todos os dias, que tem uma tia freira ou que estudaram emm colégio religioso. Como o caju, tem as sementes e a fé fora delas.
PESSOA MAÇÃ- Como aquelas pessoas que o reservam a fé para o céu, acham que a fé e o amor a Deus é próprio dos velhos, daqueles que já estão próximos da eternidade como as sementes das maças, todas escondidas, bem no meio da polpa, só no final é que podemos vê-las.
PESSOA MAMÃO OU MELÃO
- É aquela que tem fé em muitas coisas: em Deus, no horóscopo, em reencarnações no tarô em feitiço, mau olhado, etc. Como o mamão/melão, são cheios de sementes, que até atrapalham quando as comemos.
PESSOA LARANJA- A semente está bem misturada com a vida. Mas na hora de curtir o que é "bom do mundo", cospe a fé no lixo! É como a pessoa muito religiosa que para ter um emprego... mente, que quer passar de ano e cola...; tem uma empregada(o) e não registra, nem paga o salário mínimo e daí por diante.
PESSOA GOIABA- Essa é uma pessoa de valor! Fé e vida estão bem misturadas, não é possível saborear a goiaba e desprezar a semente. Usa sua fé para mostrar seu comportamento, sua vida é vivida na Fé.
PESSOA UVA- Essa é uma pessoa com dignidade toda especial. É daquelas que se aproveita tudo, desde a semente, a polpa e a casca. Fé e vida estão completamente unidas! Mas o que faz melhor que a goiaba, é que não está sozinha.
Vive em comunidade!!!
Porque pelo Batismo, nos tornamos membros da Igreja, cuja cabeça é Cristo.

Fonte: Blog Catequese Casa Forte


16 de ago. de 2010

Fotos do Louvor dos Pequeninos



















Nosso Louvor dos Pequeninos foi uma benção!!! 
Louvado seja o Menininho Jesus!!!
Obrigada a todos que trabalharam por esse encontro!!! 
Deus os abençoe!!!

13 de ago. de 2010

Busquemos as coisas do alto


"Se vocês foram ressuscitados com Cristo, 
busquem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 
Pensem nas coisas lá de cima, e não nas coisas da terra." 

Colossenses 3, 1-2



Uma águia botou um ovo no galinheiro e a galinha chocou. Quando nasceu a ninhada tudo o que a galinha fazia os pintinhos faziam e a aguiazinha os imitava. A galinha bebia água, comia milho, dormia no poleiro, os pintinhos imitavam a galinha e a aguiazinha também. Assim cresceram todos da ninhada. 
Um dia passou uma águia sobre o galinheiro e nem acreditou no que viu! Tratou de ir logo onde estava a aguiazinha e perguntou:
- O que faz uma águia no galinheiro? 
- Águia?!?! Eu?!?! Eu sou uma galinha! - respondeu a aguiazinha.
- Uma águia morar aqui, viver como galinha comendo milho e dormindo num poleiro? Sabia que a águia nasceu para ser livre, voar no céu, avistar o mundo do alto e morar no cume das montanhas?
- Mas como vou saber se sou mesmo uma águia se nasci aqui e nunca nem olhei para o céu?
- Bata as asas e venha que eu te mostrarei - falou a águia.
Quando a aguiazinha olhou para o céu e bateu asas... Que maravilha! Nunca mais quis ser galinha e morar num galinheiro.


Deus nos dá asas e não grades. A mensagem de Jesus é libertadora. Jesus era tão livre de si mesmo que sua vontade era fazer a vontade do Pai. Era tão livre de seus sentimentos que podia perdoar. Era tão livre de bens materiais que se fez pobre. Era tão Senhor de si que se fez escravo. Era tão livre que ressuscitou e se fez nosso irmão para participarmos de sua herança. "Meu Pai, vosso Pai; meu Deus, vosso Deus" (João 20, 17). Por isto precisamos do Espírito Santo de Deus.



Fonte: Criando e Brincando com Jesus 4, Hyde Flávia - Ed. ComDeus
Telefax: (12) 3921.6944 
www.comdeus.com.br