28 de dez de 2009

Nossa luta é contra quem?

Um ermitão, uma destas pessoas que por amor a Deus se refugiam na solidão do deserto, do bosque ou das montanhas para dedicar-se somente à oração e à penitência, muitas vezes reclamava que tinha muito que fazer.

Lhe perguntaram como era possível que em sua solidão tivesse tanto trabalho.

- Tenho que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e sujeitar um leão.

- Não vemos nenhum animal perto do local onde vives. Onde estão estes animais?

O ermitão então explicou:

- Estes animais todos os homens têm, vocês também...
Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau.
Tenho que domá-los para que só se fixem sobre uma boa presa. São meus olhos.

As duas águias ferem e destroçam com suas garras.
Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir. São minhas mãos.

Os dois coelhos querem ir onde lhes agrada, fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades.Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos mesmo que seja penoso, problemático ou desagradável. São meus pés.

O mais difícil é vigiar a serpente, apesar dela estar presa numa jaula de 32 barras.
Está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam, mal se abre a jaula. Se não a vigio de perto, causa danos. É minha língua.

O burro é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia. É meu corpo.

Finalmente, preciso domar o leão. Quer ser o rei, o mais importante; é vaidoso e orgulhoso. É meu coração. Portanto, há muito que fazer...

Ano Novo


O ano só será realmente novo
quando Aquele que faz novas todas as coisas
for Senhor em nossas vidas!

25 de dez de 2009

23 de dez de 2009

De nossa coordenadora nacional:

O Ministério para Crianças

RCC Brasil

Sauda Menino Jesus presente em cada um desejando Feliz Natal e um 2010 cheio de paz!


Hyde Flávia

Nossos desejos:


Da nossa coordenadora estadual:


Queridos irmãos e amigos no
Ministério para Crianças

Desejo a todos vocês que a benção e a paz do Menininho Jesus
seja derramada em torrentes de água viva
na vida e no ministério de cada um,
e que em 2010
possamos juntos novamente levar
a Boa Nova a todas as crianças
que esse mesmo Menino nos enviar.

Um Feliz e Santo Natal!

É o que desejo ...

Ana Paula Silveira Gericó Speri
Ministério para Crianças - RCC SP

9 de dez de 2009

Um presente para Lia


Lia era uma linda menina. Era muito esperta e gostava de brincar. Ela também ia sempre à igreja com sua mãe. Mas Lia tinha um problema: toda vez que sua mãe mandava varrer a sala. Imaginem só! Lia ia bem escondidinha e jogava o lixo embaixo do tapete, e assim a sala nunca ficava realmente limpa, e a mãe dela logo descobria. Lia também não gostava nada de ter que arrumar a cama e dobrar os cobertores, ela sempre dizia:
— Quando eu for dormir eu vou bagunçar tudo de novo, então pra que devo arrumar?

A mãe de Lia insistia e então ao invés de dobrar os cobertores, Lia enrolava tudo e colocava no armário.

Quando a mãe dela chegava no quarto, pensava que estava tudo arrumadinho, mas quando abria o guarda-roupas... Ih! Já era. Lia não aprendia mesmo. Fazia tudo de qualquer maneira só para enganar a mamãe.

Um dia, quando Lia chegou da escola, foi direto ao seu quarto e começou a pular de alegria. Em cima de sua cama estava um grande e bonito embrulho com papel colorido e fitas encaracoladas. Lia ficou tão surpresa que não o abriu logo e ficou pensando o que poderia ser.

Pensou numa boneca de cabelos cacheados e com um vestidinho. Porém, para surpresa de Lia, quando abriu a caixa quase chorou ao ver uma boneca quase sem cabelos, toda suja e com vestido rasgado e feio. Que decepção!

Não demorou muito, a mãe de Lia veio abraçá-la explicando que muitas vezes também ficou chateada em ver tudo parecendo limpo e arrumado, mas que na verdade estava desarrumado e sujo. Lia entendeu a lição e procurou daquele momento em diante agir diferente.

Sabem, crianças, certa vez Jesus falou com um grupo de pessoas que achavam que a aparência era mais importante do que o que estava no coração. Eles lavavam cuidadosamente os copos e os pratos. Eles lavavam as mãos várias vezes antes de comer. Tinham todo o cuidado possível no preparo da comida. Eles achavam que assim estavam agindo certo. Assim eles estavam limpos. Mas eles não amavam a Deus. Eles não tinham amor por outras pessoas. Por fora estavam limpos, mas os corações estavam escondendo todo tipo de pensamento errado e sentimento feio. Em primeiro lugar, Deus quer um coração limpo.
Jesus não aceitou o comportamento falso, quer dizer, o de alguém fingindo ser uma coisa, mas, por dentro, ser outra. Ele não quer que as pessoas finjam ser boazinhas. Ele quer que as pessoas amem a Ele e ajam certo por amor. Deus conhece nosso coração e sabe tudo o que pensamos e sentimos, O que está dentro do coração é mais importante do que está do lado de fora.

Uma pessoa que vem à igreja e finge gostar de tudo, mas a semana inteira desobedece a Deus é alguém que está agindo como Lia, ou como as pessoas que Jesus criticou. Estão fingindo ser boazinhas, mas no fundo, no fundo não são. E você? Você está limpo por fora e por dentro?


Fonte: http://mensageirosmirins.blogspot.com/2009/12/o-presente-de-lia.html

4 de dez de 2009

Enxovalzinho para o Menino Jesus


A idéia é entregar para cada criança um papel contendo o nome de uma peça de enxoval de bebê e um propósito para que ela realize todos os dias até o Natal. Nos grupos/comunidades que for possível, onde os frequentadores puderem ajudar, a criança traria essa peça do enxoval e depois o grupinho presenteia uma mãe que está para ter bebê. Gostaria que vocês me ajudasse mandando sugestões de compromissos que as crianças podem assumir.

Segue o exemplo:

Fraldas – Ajudarei em casa naquilo que menos gosto

Fraldas descartáveis - Rezarei pela paz do mundo

Fraldas de boca - Oferecerei meu dia pelas crianças que não têem pais, nem uma casa onde viver

Bodie - Obedecerei a meus pais e professores com alegria

Fitas adesivas - Compartilharei uma refeição com um sorriso a quem lhe faça falta

Camisetas pagãozinho – Arrumarei a minha cama sem me queixar

Macacões - Ajudarei a meus irmãos em algo que necessitem

Camisetas - Oferecerei um sacrifício pelos sacerdotes.

Casaquinho de lã – Rezarei 1 Ave Maria pelo Papa Bento XVI

Par de sapatinhos – Darei graças a Deus por tudo o que me deu

Par de meias - Farei um sacrifício pelas crianças com necessidades especiais

Babador - Lerei alguma passagem do Evangelho

Casaquinho - Rezarei a Jesus pelos que não o amam

Manta - Darei um brinquedo ou uma roupa a uma criança que não tenha.

Luvas - Em vez de ver televisão, ajudarei a minha mamãe no que ela me pedir

Touca - Imitarei Jesus em seu perdão quando alguém me incomodar

Cueiro - Pedirei pelos que têem fome e não comerei doces

Trocador - Rezarei uma Ave Maria para demonstrar à Virgem quanto a amo

Toalha - Hoje não brigarei com meus irmãos

Jogo de escova e pente - Cumprimentarei com carinho e respeito a toda pessoa que eu encontrar

Lenços umedecidos - Hoje pedirei à Maria Santíssima pelo Brasil

Pomada anti assaduras - Lerei o nascimento de Jesus no Evangelho de São Lucas 2, 1-20

Banheira – Rezarei um Pai Nosso pelas crianças que vivem nos países em guerra

Sabonetes – Rezarei pelas crianças que tiveram sua infância roubada e vivem como adultas

Shampoo – Rezarei pelas crianças que sofrem violência

Presépio Espiritual

A paz do Menininho Jesus
Forma ideal de preparar o Natal
Com carinho,
Hyde
----------------------------
"A adoração é, no seu sentido mais profundo, um abraço a Jesus!" Papa Bento XVI




1 DE DEZ. – O ESTÁBULO
Frequentemente, durante o dia, ofereça o seu coração ao Menino Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a Sua casa. – Querido Jesus, tomai o meu coração e fazei-o manso e puro.

P. S .- Todos nós somos pecadores. A beata Alexandrina de Balazar, como todos nós, pecava todos os dias. Quando acordava, sentia que Jesus, ao entrar no seu coração, ao vê-lo todo desarrumado devido aos pecados cometidos no dia anterior, o arrumava, e ela ouvia o barulho fruto dessa arrumação que Jesus fazia diáriamente.



2 DE DEZ. – O TELHADO
Procure que o telhado do estábulo esteja em boas condições, para que o Menino Jesus esteja protegido da chuva e da neve. Fareis isto evitando cuidadosamente qualquer pecado contra a caridade. – Jesus, ensinai-me a amar o meu vizinho como a mim mesmo (a).


3 DE DEZ. - FENDAS
Tape cuidadosamente todas as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem lá. Guarde os seus sentidos contra as tentações. Guarde especialmente os seus ouvidos contra as conversas pecaminosas. – Jesus, ensinai-me a manter as tentações fora do meu coração.


4 DE DEZ. – TEIAS DE ARANHA
Limpe as teias de aranha do seu presépio espiritual. Tire cuidadosamente do seu coração qualquer desejo excessivo de ser louvado(a). Renove hoje esta intenção pelo menos 3 vezes. – Meu Jesus, quero agradar-Vos em tudo o que hoje fizer.



5 DE DEZ. – A VEDAÇÃO
Construa uma vedação à volta da manjedoura do seu coração mantendo uma vigilância apertada sobre os olhos, especialmente na oração. – Meu Jesus, quero ver-Vos.



6 DE DEZ. – A MANJEDOURA
Arranje o canto melhor e mais quente do seu coração para manjedoura de Jesus. Consegui-lo-á abstendo-se do que gostar mais na linha do conforto e do divertimento. – Maria, usai estes sacrifícios para preparar o meu coração para receber Jesus na Sagrada Comunhão.



7 DE DEZ. – O FENO
Forneça feno à manjedoura do seu coração, dominando todos os sentimentos de orgulho, zanga ou inveja. – Jesus, ensinai-me a conhecer e a corrigir os meus maiores pecados.



8 DE DEZ. – PALHA MACIA
Forneça também palha macia à sua manjedoura fazendo pequenos actos de mortificação como suportar o frio sem se queixar, sentar-se e ficar direito(a), não cruzar as pernas. – Querido Jesus, que sofrestes tanto por mim, permiti que eu sofra por Vosso amor.



9 DE DEZ. - FRALDAS
Prepare-as para o Divino Menino pondo as mãos em oração quando rezar, e rezando lenta e pensativamente- Jesus, permiti que eu Vos ame cada vez mais.


10 DE DEZ. - COBERTORES
Forneça à sua manjedoura cobertores macios e quentes. Evite palavras ásperas e não se zangue. Seja amável e gentil para com todos. – Jesus, ajudai-me a ser manso(a) e humilde como Vós.

11 DE DEZ.- O COMBUSTÍVEL
Traga combustível para o presépio de Jesus. Desista da sua vontade própria: obedeça cuidadosa e prontamente aos seus superiores. – Jesus, que eu faça a Vossa Vontade em todas as coisas.



12 DE DEZ. – A ÁGUA
Traga água fresca e limpa para o presépio. Evite toda a palavra que não seja verdadeira e todo o acto traiçoeiro. – Querida Maria, obtende-me a contrição dos meus pecados.



13 DE DEZ. - PROVISÕES
Traga um fornecimento de comida para o presépio. Prive-se de alguma comida nas horas da refeição ou de açucar como um regalo. – Jesus, sede a minha força e o meu alimento.



14 DE DEZ. – A LUZ
Procure que o curral tenha luz sufuciente. Seja limpo(a) e ordenado(a) na sua pessoa; mantenha tudo no seu lugar na sua sala. – Jesus, sede a vida e a luz da minha alma.



15 DE DEZ. – O FOGO
Procure ter o presépio do seu coração aquecido por um fogo acolhedor. Seja grato(a) a Deus pelo amor que Ele nos mostrou em Se tornar homem. Seja grato(a) para com os seus pais e parentes. – Jesus, como posso devolver o Vosso amor? Como posso ser grato(a) para conVosco?



16 DE DEZ. – O BOI
Leve o boi para o presépio. Obedeça cuidadosamente e sem perguntar “porquê”. – Obedecerei por Vosso amor, Jesus.



17 DE DEZ. – O BURRO
Traga o burro para o presépio. Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a ao serviço dos outros. – Jesus, aceitai o meu serviço de amor. Ofereço-o pelos que não Vos amam.



18 DE DEZ. - PRENDAS
Reuna alguns presentes para o Divino Menino e Sua Mãe. Dê esmolas aos pobres e reze uma dezena extra do rosário. – Vinde, Jesus, aceitai as minhas prendas e tomai posse do meu coração.



19 DE DEZ. - CORDEIROS
Procure trazer alguns cordeirinhos, mansos e humildes de coração. – Jesus, Fazei o meu coração semelhante ao Vosso.



20 DE DEZ. - PASTORES
Convide os pastores a prestar homenagem ao nosso Rei recém-nascido Imite a sua vigilância, insista no seu discurso e nos seus pensamentos na ideia de que o Natal é importante porque Jesus nascerá novamente em si. – Jesus, ensinai-me a amar-Vos acima de todas as coisas.



21 DE DEZ. – A CHAVE
Forneça uma chave ao estábulo para manter fora os ladrões. Tire do seu coração todo o pensamento pecaminoso, todo o juizo temerário. – Querido Jesus, fechai o meu coração a tudo o que Vos fira.



22 DE DEZ. – OS ANJOS
Convide os anjos a adorar a Deus consigo. Obedeça cuidadosamente às inspirações do seu anjo da guarda e da sua consciência. – Santo Anjo da Guarda, nunca permitais que eu me esqueça que estais sempre comigo.



23 DE DEZ. - S. JOSÉ
Acompanhe a dor de S. José ao ver fecharem-se-lhe as portas por seus irmãos e demais parentes e amigos em Belém, de onde ele era natural. Aprenda do seu silêncio e paciência a suportar recusas e desapontamentos Abra totalmente o seu coração e peça-lhe para entrar com a bem-aventurada Virgem Maria. – S. José, ajudai-me a preparar para um merecido Natal.

24 DE DEZ. – A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
Vá ao encontro da sua Bem-aventurada Mãe. Leve-A à manjedoura do seu coração e peça-Lhe que ponha nele o Divino Menino. Encurte as suas conversas e chamadas telefónicas e passe hoje mais tempo a pensar em Jesus, Maria e José. - Vinde, querido Jesus, vinde. O meu coração pertence-Vos.



Irmão João Manuel Félix Busaco

1 de dez de 2009

Papa pede orações pelas crianças

Neste mês de dezembro o Papa Bento XVI pede orações para as crianças e para que a humanidade se abra a Cristo.

Na intenção geral, Bento XVI pede orações “a fim de que as crianças sejam respeitadas e amadas e nunca sejam vítimas de exploração em suas várias formas”.